Vinhos Uruguaios: Bodega Bouza

O Santo Vinho, coluna de Silvio Graboski

Depois de visitar a Bodega Juanicó, partimos para a Bouza, a mais famosa e charmosa Bodega uruguaia, onde participamos da experiência Bouza, que é uma visita guiada pelos vinhedos, pela linha de produção e adega, finalizando com um almoço harmonizado.

A Bouza é uma Vinícola boutique, isso é, tem uma produção pequena, porém esmera-se em produzir produtos diferenciados, de alta qualidade, com edições limitadas.

O ponto alto da visita foi o almoço harmonizado composto por cinco pratos, sendo duas entradas, dois pratos principais e a sobremesa, cada qual acompanhado por um vinho diferente. Vou me deter nos vinhos tintos, contudo vou citar os demais vinhos servidos.

O primeiro vinho servido foi um branco, Chardonnay, 2017, que acompanhou o primeiro prato da entrada, Patê do Campo. Em seguida veio um Queijo Tetilla Fundido, harmonizado com outro branco, dessa vez um Albarinho, 2018. O primeiro prato principal foi uma Merluza Negra Grelhada, deliciosa, suculenta e perfumada, importada da Austrália, segundo o metre. Para acompanhar foi servido o Bouza, Tempranillo/Tannat, 2016, um tinto delicado, de cor púrpura intensa  e vivaz, terroso, com notas de ameixa, tabaco, chocolate, especiarias picantes e doces, muito fresco, que harmonizou perfeitamente com a delicadeza da carne ultra branca e macia do peixe.

O prato forte foi o Carré de Cordeiro, harmonizado com o tinto Tannat, Parcela única, 2016, a uva ícone do Uruguai. Um vinho robusto, encorpado, bem característico da Tannat, que passou 17 meses em barricas novas de carvalho francês e americano. De coloração purpúrea, apresentou aromas minerais, frutas negras maduras, tabaco e tostado. Na boca mostrou-se potente, com textura intensa e longa persistência. Um vinho especial, feito para acompanhar carnes vermelhas.

O último vinho servido foi o Bouza, Riesling, 2016, um branco fresco e vibrante, totalmente harmonizado com o frescor da sobremesa, um Bavarois de Maracujá.

Uma experiência única, num local maravilhoso, em um ambiente rodeado de vinhedos e natureza, onde reina a paz e a harmonia, com vinhos de primeiríssima qualidade.

Os vinhos da Bouza podem ser encontrados no Brasil, em lojas especializadas. Não costuma ficar nas prateleiras dos supermercados. Todos os vinhos da vinícola são especiais, contudo existem os mais simples, cujo preço fica em torno de R$ 150,00.