Meus queridos joelhos

Educador físico Neto Bechara assina a coluna 'Vida de Esportista'

Para as pessoas que são amantes dos exercícios físicos é importante lembrar que para manter a prática de exercícios por toda a vida é necessário preservar os músculos e articulações.

No caso específico dos joelhos, temos uma articulação feita para flexionar e estender e não devemos fazer movimentos laterais, como as mudanças de direção muito bruscas típicas por exemplo do futebol.

Os músculos são responsáveis por grande parte da absorção do impacto recebido pelo corpo, protegendo articulações e ossos. As lesões começam quando eles estão frágeis ou recebem mais impacto do que suportam. Portanto devemos fortalecer os músculos do quadríceps (músculo da coxa) para ter um suporte e poupar as articulações dos joelhos durante a prática dos exercícios físicos.

A dor no joelho pode ser causada por lesões e por problemas de saúde diversos. Esse tipo de dor é geralmente consequência do uso excessivo do joelho, preparo físico ruim, ausência de aquecimento e de alongamento, recomendadas antes e depois de atividades físicas, mas outras causas podem estar relacionadas ao surgimento da dor no joelho como artrite, artrite reumatoide, osteoartrite, gota, bursite, lúpus, distensões e entorses.

Então vamos cuidar dos nossos joelhos, pois como disse Pedro Bial em sua crônica sobre a vida intitulada Filtro Solar “seja cuidadoso com os joelhos, você vai sentir falta deles”.

“Pensem em seus joelhos e aceitem esses conselhos. Pensem neles como seguros de autonomia e façam sempre uma grande economia. Vocês vão precisar deles para caminhar, não deixe nenhum deles definhar. Agora falando honestamente você pensa neles raramente”.

Bibliografia consultada:

http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/1168-blinde-seus-joelhos-e-treine-em-paz

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/dor-no-joelho