Coach esportivo

Educador físico Neto Bechara assina a coluna 'Vida de Esportista'

Coach é uma palavra da língua inglesa que significa treinador, que nesse caso é também o motivador. Você já deve ter ouvido alguém dizendo que lhe disseram para caminhar 30 minutos 3 vezes por semana sem dizer de que modo deve fazer isso, a pessoa precisa adivinhar.

Segundo o Wikipédia, Coaching é um processo, com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o “coach” – profissional e o “coachee” – cliente, de acordo com a meta desejada pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação de suas fragilidades.

O coach ou treinador dever ser somente um educador físico, tenha isso em mente. O educador físico é quem vai poder lhe dizer como você avança com segurança, prescrevendo a frequência, intensidade e velocidade que você deve se exercitar, na academia ou pela cidade.

O treinador é que vai poder prescrever treinamentos adequados ao objetivo de cada um, fazer avaliações periódicas para redirecionar os trabalhos e saber do seu real desempenho.

A importância do treinador aumenta à medida que envelhecemos. (Foto: Reprodução/Internet)
A importância do treinador aumenta à medida que envelhecemos. (Foto: Reprodução/Internet)

O trabalho do coach se torna mais importante a medida que envelhecemos, uma vez que as perdas físicas se acentuam e as frustrações se acumulam. É na terceira idade ou até mesmo antes que se inicia a perda de massa magra ou seja perda de músculos, principalmente nos membros inferiores, nas pernas, dai o aumento nas intercorrências das quedas e fraturas nas pernas em idosos. Além das perdas musculares há também perdas na densidade óssea e consequentemente o aumento dos casos de osteoporose que causam fraturas espontâneas.

A musculação é um ótimo exercício para combater todo esse quadro degenerativo decorrente do envelhecimento, e como todos nós vamos envelhecer procure logo um bom professor de educação física para orientá-lo nos seus exercícios. Vá logo, não espere adoecer para faze-lo, previna-se, me ligue, vamos treinar!

Importância da técnica correta. (Foto: Reprodução/Internet)
Importância da técnica correta. (Foto: Reprodução/Internet)