A castração é coisa séria, e traz diversos benefícios para seu pet. O procedimento, indicado para cães e gatos, é altamente recomendado, principalmente por prevenir o surgimento de câncer e outras doenças, o que ajuda a aumentar a longevidade do seu animal de estimação.

O médico veterinário Felipe Pinto Soares, do IEV (Instituto de Especialidades Veterinárias), pontua que muitos donos têm receio de realizar a cirurgia em seus pets. Porém, o profissional destaca que o procedimento é simples e rápido. “Embora uma doença seja, quase sempre, sinônimo de problemas, a operação de castração é tranquila e raramente ocasiona complicações”, explica.

Os médicos veterinários Vitor e Felipe Pinto Soares (Foto: João Vinícius | Grupo IMPACTO)

Entre os benefícios apontados pelo médico veterinário estão à diminuição de risco de tumores de mama, evita o uso de anticoncepcional, impede a reprodução, previne doenças como a piometra (infecção no útero), elimina a chance de grandes psicológica e aumenta a expectativa de vida 30%, em média.

Médico veterinário recomenda ainda que a idade correta para realizar o procedimento é até os 9 meses. “O animal chega de manhã e é liberado no mesmo dia. É um ato de amor com seu pet e de responsabilidade, já que evita a reprodução e o abandono de animais”, finaliza.

Serviço

O procedimento cirúrgico pode ser realizado no IEV, pelos médicos veterinários Felipe e Vitor Pinto Soares. O Instituto de Especialidades Veterinárias fica na rua Antônio Schmidt Villela, 175. Informações no: (18) 3522-1869.