UniFAI reativa Horta Agroecológica no Câmpus IV; programa de extensão integra atendidos do ProEduc-UniFAI e alunos dos cursos de Agronomia e Tecnologia em Agronegócios (Foto: Arquivo Pessoal)

A Pró-Reitoria de Extensão do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) reativou o Programa Horta Agroecológica dos cursos de Agronomia e Tecnologia em Agronegócios.

O programa visa a integração das crianças e adolescentes de seis a 15 anos, atendidos pelo Programa de Educação Pró-Ativa (ProEduc-UniFAI) “Suricates” com estudantes dos cursos de Agronomia e Tecnologia em Agronegócio para o desenvolvimento de projetos comunitários visando a produção de olerícolas (hortaliças, frutos e legumes), plantas fitoterápicas e medicinais e de aproveitamento para incremento da pastagem apícola (alimento para espécies de abelhas) da região da Nova Alta Paulista.

A ideia é que alunos dos 5º e 7º termos dos cursos de Agronomia e Tecnologia em Agronegócios se envolvam na execução das pesquisas sob a supervisão do Prof. Dr. Vagner Amado Belo de Oliveira.

No mês de março o reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva, acompanhou a retomada das atividades da Horta Agroecológica no Câmpus IV junto aos universitários e ao supervisor do programa.

Os alimentos produzidos serão distribuídos a instituições beneficentes como o Polo de Atividades Integradas (PAI/Nosso Lar), a Santa Casa de Adamantina e o Lar dos Velhos.

Doações

Ao longo dos últimos anos, o Programa Horta Agroecológica promoveu doações de hortaliças a instituições locais e às famílias das crianças atendidas pelo ProEduc-UniFAI.

As turmas de alunos participaram da colheita de pés de alface e couve plantados por eles mesmos na horta do Câmpus IV. As verduras, após analisadas, pesadas e catalogadas, foram distribuídas aos participantes do projeto.