Unidade de Ensino de Especialidades Médicas da UniFAI completa um ano de funcionamento (Foto: João Pedro | Da UniFAI)

Esta quarta-feira, 5 de setembro, marca um ano que o curso de Medicina da UniFAI (Centro Universitário de Adamantina) desenvolve, por meio das Pró-reitorias de Ensino e Extensão, a prestação de atendimentos na Unidade de Ensino de Especialidades Médicas em prol da população de Adamantina e região. Neste semestre as áreas de Pediatria, Psiquiatria e Dermatologia são as especialidades ofertadas.

De acordo com o coordenador da graduação, Miguel Ângelo De Marchi, por período são seis atendimentos em cada uma das especialidades: Semiologia em Pediatria, Pediatria I, e Psiquiatria. Já na especialidade de Dermatologia há 12 atendimentos por período.

“É importante ressaltar que o número de atendimentos é reduzido porque a prioridade é o ensino e os alunos desenvolverem suas atividades práticas”, explica.

Os estudantes do 6º e 7º termos e alunos das Ligas de Pediatria, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia serão divididos em grupos, sendo que do 6º termo serão 10 estudantes, do 7º termo, oito, e das ligas, 10.

“As atividades para o 2° semestre incluem Semiologia de Pediatria II, no período da manhã às segundas-feiras; Pediatria I, no período da manhã às terças-feiras, Dermatologia Geral às quintas-feiras de manhã; e Semiologia em Psiquiatria às sextas-feiras de manhã”, detalha o coordenador.

De Marchi ressalta que haverá a implantação de um projeto piloto de atendimento no período noturno (das 17h às 21h) em Pediatria, nas segundas e quartas-feiras, e em Dermatologia, nas terças e quintas-feiras.

“A Unidade de Ensino de Especialidades Médicas da UniFAI foi uma importante conquista. Por meio dele, os alunos colocam em prática o que aprenderam juntamente com os professores. A comunidade de Adamantina ganhou muito. Agora os atendimentos serão intensificados cada vez mais”, afirma o reitor da instituição, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva.

Os agendamentos são realizados pela Secretaria Municipal de Saúde. O Ambulatório está localizado na Alameda Fernão Dias, nº 288.