Comitiva de Adamantina visita Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Lins (Foto: Divulgação)

À convite do Sincomercio Nova Alta Paulista (Sindicato do Comércio Varejista) uma comitiva visitou Lins na quinta-feira (6), onde pôde conhecer boas práticas locais de incentivo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento econômico e tecnológico.

Os vereadores Alcio Ikeda e Acácio Rocha, o presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Adamantina, Renato Capobianco, e o presidente do Sincomercio Nova Alta Paulista, Sérgio Vanderlei da Silva, estiveram na ADETEC (Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Lins), que opera um leque de serviços e iniciativas de fomento aos negócios, como a Incubadora de Empresas.

No encontro, a comitiva de Adamantina foi recebida pelo gerente de inovação da ADETEC, Valer Dal Bello, pelo consultor e gerente da incubadora de empresas, o engenheiro Flávio José Anequini, e pelo professor e consultor Reinaldo de Oliveira Nocchi, que apresentaram toda a estrutura física e de serviços operados pela Agência.

O encontro permitiu conhecer de perto a experiência já consolidada de Lins, que se instalou e se mantém a partir de uma rede de parceiros, entre os quais o poder público municipal, organizações de fomento e universidades, que se integraram dentro de um projeto sustentável que estimula as iniciativas empreendedoras locais.

Com as informações colhidas em Lins, a comitiva de Adamantina deve ser organizar e ampliar esses dados localmente, agregar novos entusiastas, sensibilizar as demais autoridades e possíveis parceiros e tentar iniciar um projeto semelhante na cidade.

Objetivos, programas e ações

A ADETEC é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que existe desde fevereiro de 2001, e que nasceu para apoiar iniciativas no domínio das políticas públicas na cidade de Lins e região. É uma associação formada por empresas privadas, centros universitários e entidades do poder público, que trabalham com o objetivo principal de executar atividades relacionadas a desenvolvimento, tecnologia, empreendedorismo e inovação.

O objetivo principal da Agência é propor políticas públicas, planejar e executar atividades relacionadas ao desenvolvimento econômico, à tecnologia, ao empreendedorismo e à inovação, mas a visão de longo prazo é mudar a realidade econômica da região, migrando de atividades industriais altamente demandantes de energia e recursos naturais, para negócios mais contemporâneos, demandantes de inteligência, ciência e tecnologia.

A organização é mantida por seu corpo de associados e pela realização de eventos e cursos relacionados aos seus objetivos, mas, atualmente, a sua principal fonte de receita é o poder público municipal, que mantém convênios com a Agência para que ela faça a gestão de iniciativas de interesse público na área de desenvolvimento, tais como a Incubadora de Empresas, o Centro de Inovação e a Escola Vida e Trabalho, com cursos profissionalizantes.

No leque de serviços, a ADETEC realiza consultorias em gestão empresarial e gestão da inovação; oferece apoio para elaboração de projetos de captação de recursos e para elaboração de modelos e planos de negócios; promove cursos, treinamentos e palestras; articula uma rede de relacionamentos, com encontro de negócios; realiza diagnósticos empresariais; gerencia cursos profissionalizante; além de promover a discussão de políticas públicas na área de desenvolvimento e a integração entre empresas, academias e centros de pesquisa.

Comitiva de Adamantina visita Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Lins (Foto: Divulgação)