No calor desta época do ano em Adamantina não poder nem pensar em tomar um sorvete para se refrescar? A sensibilidade dental, problema comum na vida de inúmeras pessoas, as quais sentem incômodo ao ingerir alimentos gelados ou quentes, doces e ácidos ou quando o ar entra pela boca.

A sensibilidade pode ocorrer por diversas causas e geralmente está relacionada com desgaste dental ou retração gengival (a retração causa exposição da raiz, parte mais sensível).

“Nosso dente é composto por duas camadas: esmalte e dentina. O esmalte é a estrutura mais rígida do nosso corpo e se encontra na superfície externa do dente, quando ocorre desgaste do esmalte, a dentina é exposta. A dentina é a segunda camada do dente, sendo mais porosa, e apresenta canais que se ligam a polpa (nervo dente), por esse motivo, quando a dentina é exposta ocorre a sensibilidade dental”, explica a dentista Giovanna Bortoletto.

Fatores para o desgaste dental são: escovação forte associada com alta ingestão de alimentos ácidos, bruxismo/apertamento dental, oclusão desbalanceada e doenças gástricas (gastrite e refluxo, por exemplo).

“Para evitar o desgaste dental é importante escovar os dentes de forma leve, sem apertar a escova com força contra os dentes, aguardar 30 minutos antes de escovar os dentes após ingestão de alimentos ácidos (laranja, limão, vinagre, bebidas isotônicas, refrigerantes), e diminuir o consumo desses alimentos, usar placa para o apertamento dental (caso você apresente) e realizar consultas periódicas ao dentista para realizar um checkup bucal”, pontua a profissional.

Existem procedimentos específicos para a sensibilidade dental que amenizam os sintomas e controlam a dor. “As pastas para dentes sensíveis não tratam a sensibilidade, apenas mascaram o problema”, finaliza.


Dentista Giovanna Bortoletto
Fez curso de laminados na APCD, de Araçatuba, e na Unoeste, em Presidente Prudente. Pós-graduanda em prótese dentária na faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas.
Serviços de tratamento de canal, implantes dentários, cirurgia, profilaxia (limpeza), clareamento, restaurações, prótese e lentes de contato dental.


Atendimento na Clínica Dosso
Av. Rio Branco, 23 – Centro – Adamantina
Telefone: (18) 3521-1376
Facebook: dragiovannabortoletto
Instagram: dragiovannabortoletto