Neste sábado (6), a Secretaria de Saúde de Adamantina realiza uma ação em prol do Outubro Rosa. Todas as unidades estarão abertas das 8h às 17h, com equipe de enfermagem pronta para atender o público feminino.

As mulheres que forem até uma das unidades da saúde poderão realizar coleta de exame cito patológico de colo uterino, receberão orientações sobre o autoexame das mamas, e, ainda, será feita a solicitação de mamografias para aquelas que estiverem com a coleta do exame atrasada na faixa etária de 25 a 64 anos.

O enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde, Clayton Gomes Cavaco, explica a importância desta ação, uma vez que o câncer de mama é o mais comum entre a população feminina no mundo. “No Brasil, corresponde a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. A doença é relativamente rara antes dos 35 anos, porém, acima desta idade, sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos”, afirma.

Unidades de saúde

O Centro de Saúde está situado na avenida Vitório Romanini, 16, na Vila Cicma; a UBS (Unidade Básica de Saúde) Nove de Julho (PAS 1) fica na rua Nove de Julho, 841, no centro; a UBS Cecap está localizada na rua Prof.ª Noêmia Bueno do Vale, 145, no Parque Cecap; a UBS Mário Covas na rua Antônio Pires Ribeiro, 72, no Conjunto Habitacional Governador Mário Covas Jr.; a  UBS Jardim Adamantina (PAS 3) fica na rua João Perrone, s/nº, no Jardim Adamantina; e a UBS Vila Jardim (PAS 2) na alameda das Margaridas, s/nº, na Vila Jardim.