Policiais civis de Adamantina doam sangue na Santa Casa (Foto: Divulgação)

O período de férias e verão é quando diminuem o número de doações de sangue em Adamantina. O estoque baixo de bolsas de sangue preocupa a Santa Casa. Para atender a população, o Banco de Sangue local precisa que o estoque esteja bem abastecido. Com o aumento de acidentes e outras ocorrências, existe uma demanda maior na procura de sangue.

Nesta sexta-feira (21), policiais civis tiveram um gesto de generosidade e doaram sangue em Adamantina.

Policiais civis de Adamantina doam sangue na Santa Casa (Foto: Divulgação)

Para tornar-se um doador é preciso passar por duas triagens. Os interessados devem ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar um documento com foto (RG, CNH ou funcional). Os menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis e, assim, é feito o cadastramento.

Em seguida, acontece a triagem laboratorial para verificar a pressão arterial, pulso, além de teste de anemia. A segunda etapa é a triagem clínica onde é feito uma entrevista com 46 perguntas.

Estando apto nessas triagens, o candidato será encaminhado para sua primeira doação de sangue, devendo adotar algumas medidas antes da doação, como tomar café da manhã, mas evitar alimentos gordurosos na janta do dia anterior e no próprio café da manhã, assim como dormir no mínimo 6 horas na noite anterior a doação.

O Banco de Sangue funciona em anexo a Santa Casa de Adamantina. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 11h. Para mais informações, o voluntário deve entrar em contato pelo telefone (18) 3502-2200 ou para esclarecimento de dúvidas acesse o site www.santacasaadamantina.com.br.