Frei Mateus faz balanço de um ano da nova gestão da Santa Casa de Adamantina (Foto: João Vinícius | Grupo IMPACTO)

59.616 atendimentos de urgência e emergência, 6.284 consultas ambulatoriais, 65.682 exames laboratoriais, 6.470 internações, 1.325 cirurgias oftalmológicas, 14.147 coletas e transfusões no Banco de Sangue e 11.529 atendimentos na Hemodiálise. Números apresentados no balanço de um ano da nova gestão da Santa Casa de Adamantina, completados nesta terça-feira (8).

Frei Mateus Ales, responsável pela gestão do hospital, conduziu a cerimônia que contou com a presença de funcionários da Santa Casa, religiosos, membros da Provedoria, os juízes Carlos Gustavo Urquiza Scarazzato e Ruth Duarte Menegati e dos vereadores Acácio Rocha, Dinha Santos Gil e Eder Ruete (presidente da Câmara Municipal).

O balanço foi apresentado na capela do hospital depois de um dia intenso de orações e vigília.

“No dia 8 de janeiro de 2018 chegávamos a Adamantina para mais um desafio imposto não por homens, mas por Deus, pois sem dúvida foi Ele que nos conduziu até aqui. Tantos eram os questionamentos que inquietavam nossos corações, mas a certeza era uma só: Deus estava conosco! Frei Francisco [presidente da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus – responsável pela gestão da Santa Casa] ao nos deixar no fim da tarde disse: missionário não é só aquele que parte em missão, mas também é aquele que fica e dobra os joelhos, te deixo aqui em Adamantina como missionário, mas, como pai, participo da tua missão com os joelhos no chão, Deus esteja contigo”, relembra Frei Mateus.

Em seguida, o religioso apresentou os números de atendimentos realizados nos últimos 12 meses. “Ao chegar nesta Casa de Saúde nossas primeiras metas eram equalizar receita e despesa e, ao mesmo tempo, oferecer aos nossos usuários um atendimento humanizado”, disse.

Para o sucesso das ações sociais, Frei Mateus destacou a colaboração dos funcionários e comunidade. “Nossas promoções sociais foram um verdadeiro sucesso, graças a você que comprou essa ideia conosco, arregaçou as mangas e não teve medo do trabalho, e juntos vencemos as promoções de pizza, tapioca e pastéis, rodeio e também nosso leilão de gado. Tudo parece tão simples, mas só quem vivenciou esses dias de lutas, de preparação sabe o quanto isso exigiu de nossa equipe, pois era preciso realizar, equalizar sem deixar de lado o atendimento, pois nossa casa é a casa de todos e nunca deixou de acolher aos que batiam em nossas portas, por mais difíceis que eram as situações”, pontua.

Mesmo o primeiro ano sendo considerado desafiador, a Santa Casa de Adamantina se prepara para novas batalhas em 2019.

“Este ciclo se encerra, mas se inicia um muito mais desafiador, e nossa equipe se encontra ansiosa para avançar para águas mais profundas, nossa família não descansa enquanto a sua não estiver em segurança. Muito foi feito até aqui, mas muito mais ainda queremos fazer. E nosso ano se inicia com grandes projetos, reforma da ala masculina e feminina, centro cirúrgico, projeto de ampliação do pronto socorro e da UTI, tudo isso visando uma assistência mais humana, fraterna e eficaz, onde nossos pacientes encontrem a resolução em nosso serviço”.

O objetivo da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus é transformar a Santa Casa local em referência regional. “Nossa meta é tornar Adamantina conhecida e amada como referência em saúde pública de qualidade e não temos medo de novos desafios, de novas lutas, estamos dispostos a percorrer este caminho e, você, é nosso convidado especial, não como plateia, mas como colaborador dessa messe que precisa de muitos operários. Juntos podemos alcançar nossos objetivos, juntos transformamos este sonho em realidade”, finaliza Frei Mateus.