Lançamento da campanha ‘Imposto de Renda do Bem’ foi realizado no último dia 30, na Prefeitura

Quem estiver interessado em destinar as entidades beneficentes de Adamantina parte do IR (Imposto de Renda) têm até o final dezembro para fazer as doações aos Fundos Municipais do Idoso e da Criança e Adolescente. As leis federais de incentivo permitem que pessoas físicas destinem até 6% do seu IR para iniciativas sociais e sem reduzir ou aumentar em R$ 1 sequer as dívidas com o Leão. Já as pessoas jurídicas podem destinar até 1% do imposto devido.

Para incentivar a destinação dos recursos, os Conselhos Municipais do Idoso e da Criança e Adolescente de Adamantina realizam a campanha ‘Imposto de Renda do Bem’. “As doações via Imposto de Renda poderão resolver grande parte dos problemas de custeio das entidades e de certa forma aliviar o volume de pedidos e campanhas que são feitos, para a manutenção das mesmas”, destacou o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Wilson Hermenegildo.

Para pessoa física, o gesto solidário pode ocorrer em dois momentos. O primeiro permite doar até 6% do valor, mas neste caso o montante precisa ser antecipado até o fim do ano referente à declaração (no caso do IR 2.018, o prazo vence em 31 de dezembro de 2.017) e depois abatido na declaração.

A outra modalidade é na própria declaração, que neste caso deve ser no modelo completo. Se o contribuinte optar por esta forma, pode destinar 3% do valor devido à Receita Federal aos fundos na hora de fazer a declaração.

“É uma grande oportunidade que nós, munícipes, temos para deixar este imposto no Município e ajudar as entidades locais. Por isso, é importante que as pessoas participem. Ao fazer sua declaração, parte do imposto que estaria indo para “Brasília” de forma integral ficará na cidade, em prol de nossa comunidade. Uma campanha do bem que vem atender as entidades”, enfatiza o prefeito Márcio Cardim (DEM).

Para incentivar a população e as empresas a destinarem parte do IR às entidades, uma intensa mobilização é realizada pelos Conselhos Municipais. Neste sábado (11), os organizadores da Campanha realizam panfletagem durante os atendimentos do UniFAI-Social, no centro da cidade.

Já no dia 27, na Biblioteca Municipal, acontecerá palestra aberta à população, quando todas as informações sobre os mecanismos de doação e dedução no Imposto de Renda e as seguranças ao contribuinte doador serão esclarecidas pelo representante da Receita Federal do Brasil, Marcelo Cagliari. A palestra será às 19h30. Além disso, uma equipe visita potenciais doadores, como empresas, órgãos públicos e profissionais liberais, buscando adesão e contribuições dedutíveis no IR.

As doações devem ser feitas por meio de depósito bancário identificado com nome e CPF ou CNPJ do doador.
Para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, as doações devem ser feitas no Banco do Brasil/Agência Adamantina (Agência 0470-7, Conta Corrente 28.441-6), para o CNPJ do Fundo, 21.227.032/0001-02.
Para o Fundo Municipal do Idoso, as doações devem ser feitas na Caixa Federal/Agência Adamantina (Agência 0276, Conta Corrente 06.00071001-7), para o CNPJ do Fundo, 27.405.042/0001-02.

Esclarecimentos

Informações e orientações sobre a campanha ‘Imposto de Renda do Bem’ e como realizar as doações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica na alameda Armando Salles de oliveira, 367. Informações no: (18) 3521-2011 ou 3521-1900.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here