Rotarianos são homenageados pela Câmara de Vereadores de Adamantina (Foto: Divulgação | Rotary Club)

Com a missão de servir ao próximo, difundir a integridade e promover boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes empresariais e comunitários, o Rotary Internacional comemorou 113 anos em fevereiro. Na segunda-feira (5), a Câmara Municipal de Adamantina homenageou a entidade em alusão ao seu aniversário de fundação e ao Dia do Rotariano (instituído através de Lei Municipal de autoria do presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Rodrigues Fiorillo), comemorados no último dia 23.

Na oportunidade, o ex-Governador do Distrito 4510, Joamyr Castro, e o atual presidente do Rotary de Adamantina, Fernando Barusso, destacaram os principais trabalhos desenvolvidos a nível mundial e local, como, na área da saúde, as campanhas Pólio Plus – que consiste na vacinação das crianças contra a Poliomielite – e a de prevenção a Síndrome do Alcoolismo Fetal por meio de orientações as gestantes sobre a importância de evitar ingerir bebidas alcoólicas durante a gestação.

O Dia Nacional do Rotariano foi instituído através da Lei Federal n°. 6.843, de 3 de novembro de 1980. A data refere-se também ao dia da fundação do Rotary International, no ano de 1905, ou seja, em 2018, o Rotary International completa 113 anos existência, sendo a primeira e maior ONG (Organização Não Governamental) no mundo, presente em diversos países.

Desta forma, o dia 23 de fevereiro é um dia grande para a humanidade, pois a partir deste dia abriu-se uma oportunidade para muitos homens e mulheres de todo o mundo poderem disponibilizar parte do seu tempo, da sua vontade de ajudar, de fazer amigos, de dignificar o seu trabalho, de ser solidário, de ser compreensivo para com os que o rodeiam, enfim, para ser útil à sociedade em que vivemos.

Adamantina é pertencente ao Distrito 4510. Semanalmente os rotarianos se reúnem para conversar e se confraternizar. Mas, acima de tudo, se unem com um objetivo principal: servir a humanidade. Ao longo dos mais de 65 anos em Adamantina, tem ganhado novos membros e segue realizando projetos em prol a comunidade.

Além das ações do Rotary Club, os adamantinenses contam também com os serviços voluntários prestados pela Casa da Amizade, pelo Rotaract Club (clube parceiro) e pelo Interact Club (clube patrocinado).

A homenagem aconteceu no plenário José Ikeda durante a 25ª sessão ordinária da atual legislatura e contou com a presença de diversos rotarianos e membros do Rotaract e Interact.