Representantes do CRAS, CREAS e Conselho Tutelar de Adamantina (Foto: Divulgação | Prefeitura de Adamantina)

Entre os dias 23 e 26 de abril, cinco representantes da Rede Protetiva de Adamantina (CRAS, CREAS e Conselho Tutelar) participaram do Simpósio Brasileiro de Sistema de Garantias de Direitos da Criança e Adolescente, em Belo Horizonte (MG).

O evento foi realizado pelo Instituto Santos Brasil e tratou de temas relevantes para a proteção integral de crianças e adolescentes, como E.C.A. (Estatuto da Criança e do Adolescente), a Política de Assistência Social e os Direitos de Proteção à Criança e ao Adolescente, orçamento público e Fundo da Infância e Adolescência, o Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente e a garantia de direitos, funcionamento, competências e atribuições do Conselho Tutelar, Serviços de Acolhimento para crianças e adolescentes na perspectiva da garantia do direito à convivência familiar e comunitária, violência contra crianças e adolescentes, e a intersetorialidade e o princípio da integralidade e proteção no direito de crianças e adolescentes.

O Simpósio contou com a participação de trabalhadores de diversas regiões do país, propiciando um rico conhecimento, através de orientações éticas e técnicas e difusão de conhecimentos e práticas exitosas.

A capacitação continuada dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social é uma prioridade da atual gestão da Secretaria de Assistência Social do Município e diretriz da Política Nacional de Capacitação do SUAS, com objetivo de qualificar a oferta de serviços e benefícios socioassistenciais.