“Os eruditos são aqueles que leram nos livros; mas os pensadores, os gênios, os iluminadores do mundo e os promotores do gênero humano são aqueles que leram diretamente no livro do mundo.” (Arthur Schopenhauer)

Assim como não existe uma só coisa ou fenômeno no mundo que não tenha uma natureza dupla (tal é a lei dos contrários), também os reacionários têm uma dupla natureza – eles são tigres verdadeiros e tigres de papel. No passado eram vigorosos, revolucionários e progressistas, eram tigres verdadeiros […]. Todavia, […] foram se transformando passo a passo no seu contrário, convertendo-se em retrógrados, em tigres de papel.”

Trazemos esse trecho do histórico discurso de Mao Tsé-Tung de 1º de dezembro de 1958, para dizer que o mar de lama de Brasília criou também em nosso país tigres de papel, entre os quais se destacam dois ex-guerrilheiros que até dias atrás davam as cartas na capital federal, mas que hoje enchem de vergonha a militância de esquerda. Fica aqui a pergunta: quando essa dupla vai abandonar a política?

No entanto, não é só em Brasília que o discurso do grande timoneiro chinês virou realidade. Em Adamantina, os tigres que até pouco tempo eram donos do poder, agora se transformaram em insignificantes gatinhos de papel, cuja ação se resume a trocar graves acusações. Talvez essas hostilidades que agora fazem entre si sejam sinal de que já perceberam que nunca mais voltarão ao poder. Mas as coincidências não param aí.

Se, em Brasília, existe o famoso mensalão, há anos foi implantado em algumas cidades da nossa região o não menos famoso mensalinho. Falando nisso, por onde andarão aqueles políticos que não conseguiram fazer seus sucessores? E os que não conseguiram se reeleger?… Se alguém tiver notícias de tais gatinhos de papel, queira nos comunicar.

Obs: Publiquei este texto pela primeira vez em julho de 2005, portanto há 11 anos. Na época fui muito criticado por alguns petistas, mas o tempo passou e hoje o Brasil inteiro conhece melhor a história dos ex-guerrilheiros José Genuíno e José Dirceu. A mesma coisa pode ser dita de alguns politicos adamantinenses que ficaram ofendidos com o humilde escrito, e que mais uma vez mostram quais são os seus reais interesses na política.