Para encerrar essa série de matérias sobre suplementos nutricionais vamos falar da necessidade do uso no dia a dia e no esporte. É importante saber quando realmente é necessário se utilizar dos suplementos nutricionais. Primeiramente seu uso é recomendado quando existe deficiência na ingestão ideal dos nutrientes de acordo com a pirâmide alimentar elaborada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), seja por falta de tempo para se alimentar ou pelo gasto calórico excessivo no caso dos atletas.

matéria 16 - real necessidade de suplementação1
Pirâmide Alimentar segundo a OMS. (Foto: Reprodução)

O problema hoje em dia é saber se eles são realmente eficientes, pois a grande quantidade de novos produtos que chegam ao mercado e a falta de padronização e controle dificultam a obtenção dessas respostas.

Como agravante as pesquisas que vem sendo realizadas estão sendo conduzidas pelos próprios fabricantes, o que deixa uma ponta de dúvidas com relação aos resultados. Além disso, a indústria lucra muito com a venda dos suplementos e a propaganda é fortíssima em toda mídia.

Por fim, sabe-se muito pouco sobre a segurança do uso prolongado desses produtos e o órgão regulador nos EUA o Food and Drug Administration (FDA) não afirma se existe risco ou se é seguro a sua utilização, mas existem relatos desse mesmo órgão sobre mais de 800 registros de pessoas que tiveram desordens relacionadas ao uso de suplementos nos Estados Unidos, como ansiedade, náuseas, vômitos, tremores e outros.

Então, já que não se sabe se o uso é seguro ou não tenhamos moderação no seu uso e bons treinos.

Neto Bechara Especialista em Performance Humana (Mestre em Performance Humana pela UNIMEP). Dúvidas e mais informações (18) 99679-0282.

A falta de pesquisa deixa dúvidas sobre o uso seguro desses produtos a longo prazo. (Foto: Reprodução)
A falta de pesquisa deixa dúvidas sobre o uso seguro desses produtos a longo prazo. (Foto: Reprodução)