Questões importantes sobre suplementação nutricional

Neto Bechara destaca que a ingestão adequada de nutrientes pode ajudar a suprir todas as necessidades do indivíduo fisicamente ativo

A busca pela qualidade de vida e manutenção da saúde é um assunto recorrente nos dias de hoje e na esteira da longevidade vem as modinhas, reeducação alimentar, ioga, ginástica aeróbica, jump e claro a suplementação nutricional.

Se é uma modinha ou estratégia permanente de qualidade de vida pouco importa, se não nos perguntarmos qual a real necessidade da utilização dos suplementos nutricionais ou suplementos alimentares como também são chamados.

Todos sabemos que a ingestão adequada de nutrientes é essencial para a manutenção da saúde. Alguns países tem até recomendações estipuladas pelos respectivos órgãos de saúde. O Brasil ainda não possui tais recomendações, o que ajuda a abrir precedentes para as modinhas.

Existem alguns parâmetros para nos guiar nessa jornada pelo desconhecido, como a qualidade de cada nutriente a ser ingerido, horário e quantidade de refeições a serem feitas ao dia, gasto calórico e por ai vai.

E onde entram os suplementos se a maioria das pessoas não fez esses questionamentos?

Os suplementos nutricionais não têm como finalidade aumentar a performance. (Foto: Reprodução/Internet)
Os suplementos nutricionais não têm como finalidade aumentar a performance. (Foto: Reprodução/Internet)

Entra nas modinhas, na propaganda que é feita para nos convencer que o segredo do sucesso esta nos suplementos, chegando ao ponto da pessoa utilizar o suplemento sem saber qual a sua finalidade ou até mesmo usar com finalidade equivocada.

A falta de informação é alarmante tanto para o uso quanto para os efeitos dos mesmos no organismo das pessoas principalmente com o uso de longo prazo.

Pesquiso sobre suplementos desde o ano 2000 e lá se vão 16 anos e ainda hoje existe pouca pesquisa nesse campo com quase nenhuma comprovação da eficácia desses produtos. O que existe em abundância é a promessa de melhora nos treinamentos através dos suplementos, muitas delas desconsiderando até mesmo o treinamento a ser feito.

A dica para quem usa ou quer usar suplementos é pesquisar e se informar, mas de inicio devemos nos perguntar em que situação podemos fazer uso de suplementos. Mas isso é assunto para a próxima coluna, bons treinos.

Neto Bechara Especialista em Performance Humana (Mestre em Performance Humana pela UNIMEP). Dúvidas e mais informações (18) 99679-0282.