Capitão Julio destaca ações de orientação aos motoristas (Foto: João Vinícius | Grupo IMPACTO)

Teve início na segunda-feira (17), e segue até o dia 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito. Esse ano o tema escolhido para o período foi ‘Nós somos o trânsito’.

Na programação, realizada pela Prefeitura de Adamantina em parceria com a Polícia Militar, constam atividades lúdicas com crianças de escolas e instituições da cidade, que visitaram a sede da corporação no Município, a distribuição de panfletos informativos no trânsito local, orientação aos motoristas e formatura da Escolinha de Ciclismo, que acontecerá em parceria com Lions Clube neste sábado (22).

“Por meio das crianças é possível atingir aos pais e responsáveis, construindo assim um trânsito mais seguro, com condutores cientes de suas responsabilidades”, destacou o comandante da 2ª Cia PM de Adamantina, Capitão Júlio Marcelo Romagnoli.

O objetivo da campanha é estimular, por meio destas ações, atitudes focadas na redução do número de acidentes e no respeito e cumprimento às leis de trânsito. “O mau comportamento de quem trafega pelas ruas pode tirar a concentração de motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres, causando, muitas vezes, acidentes que poderiam ser evitados. É preciso praticar o respeito ao próximo, a tolerância e a gentileza no trânsito”, enfatiza.

As principais causas de acidentes no Brasil são a falta de atenção, excesso de velocidade e a mistura entre álcool e direção. Esses três fatores estão relacionados a comportamentos imprudentes, ou seja, ações que poderiam ser evitadas. “É importante que as pessoas entendam que atitudes individuais podem gerar consequências muito graves para elas mesmas e outras pessoas”, pontua o Capitão Julio.

Por isso, a Polícia Militar realiza intensa fiscalização com objetivo de prevenir acidentes e resguardar a integridade de motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres. “A fiscalização tem que existir. É a maneira de tentar resolver o problema. Nós sabemos que há pessoas que se conscientizam pelo conhecimento e responsabilidade, mas outras, infelizmente, só através da fiscalização”, diz.

O comandante da PM enfatiza ainda que a conscientização dos motoristas não deve ser apenas durante a Semana de Trânsito, mas, sim, durante todo o ano. “O foco da Polícia Militar é a preservação da vida e, para isso, os motoristas devem evitar práticas que ainda são corriqueiras em nossa cidade, como falar ao celular, não utilizar cinto de segurança, beber e dirigir, entre outras imprudências que trazem diversos riscos. A mudança de atitude não deve ser apenas de motoristas e motociclistas, mas, de todos, como os pedestres, que também tem que respeitar as sinalizações e ser conscientes que fazem parte de um trânsito mais seguro”, finaliza.

Prefeito Márcio Cardim realiza entrega de panfleto na Semana Nacional do Trânsito (Foto: Divulgação | Prefeitura)