Polícia Militar realiza formatura do Proerd em escola particular de Pacaembu no primeiro semestre (Foto: Divulgação/PM)

Por mais um ano, a Polícia Militar de Adamantina aplica o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) em escolas do ensino fundamental de seis cidades da microrregião. Em 2.017, o programa que educa sobre os perigos da droga e violência orientou 755 estudantes.

O comandante da 2ª Cia PM de Adamantina, Capitão Júlio Marcelo Romagnoli, destaca que o intuito do Proerd é encorajar as crianças, em idade escolar, a ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência. “Oferece ainda estratégias para desenvolvimento da competência social, noções de cidadania, habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões, resolução de conflitos e objetivo de vida”, enfatiza o Comandante.

O programa
O Proerd desenvolve um conjunto de ações preventivas contra as drogas e a violência, apoiando iniciativas com a família, estudantes e professores, sendo aplicado aos alunos de forma dinâmica e divertida, além de oferecer várias atividades interativas, participação de grupos e aprendizado cooperativo, que foram projetados para estimularem os estudantes a resolverem os principais problemas na sua vida, como autoconhecimento e autogerenciamento, tomada de decisão segura, responsável e saudável, compreensão dos outros (alteridade), habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal e habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.

Os materiais utilizados pelo policial Proerd na aplicação das aulas são fornecidos pela Polícia Militar, e consistem em livros do estudante e álbum seriado que conduzem o aluno de forma positiva e com a clareza necessária.

Existem materiais específicos para cada faixa etária, assim como para os pais e instrutores, visando uma abordagem atualizada sobre o problema das drogas e da violência.

“São 10 lições de 45 a 60 minutos, a serem ministradas, obrigatoriamente, pelo Policial Militar fardado, nas escolas estaduais, municipais e particulares, no ensino fundamental, sendo cada aula aplicada uma vez por semana, durante o trimestre letivo. Propiciando assim, um desenvolvimento pessoal do aluno abordando aspectos da vida como um todo, enaltecendo e reforçando as posturas adequadas, possibilitando o aluno interagir em seu grupo de forma crítica, criativa e dinâmica”, explica Capitão Julio.

Resultado esperado
A Polícia Militar enfatiza ainda que o programa busca beneficiar o maior número de crianças da rede de ensino para que tenham conhecimentos e habilidades para resistirem ao uso de drogas e ao envolvimento com a violência.

“Ensina os jovens como controlar seus impulsos e pensar nas consequências e riscos, o que resultará em escolhas mais responsáveis. Acreditamos que se conseguirmos ensinar aos jovens a tomarem decisões seguras e responsáveis, eles serão capazes de efetuarem escolhas saudáveis não somente sobre drogas, mas em todos os aspectos de suas vidas. À medida que os jovens forem educados para se tornarem cidadãos responsáveis, consequentemente conduzirão suas vidas de forma mais positiva e livre de drogas e da violência. Esta é a responsabilidade social da Polícia Militar do Estado de São Paulo, este é o nosso compromisso”, destaca.

Microrregião de Adamantina
No primeiro semestre deste ano, o Proerd foi ministrado para alunos da rede pública de ensino de Pacaembu, Irapuru, Flora Rica e Florida Paulista, oportunidades em que foram formados 351 alunos, todos discentes do 5º anos do ensino fundamental.

Já neste segundo semestre, somente no município de Adamantina, foram atendidos 362 alunos da rede pública e particular, além de 42 alunos da rede pública de Mariápolis. Todos também alunos do 5º anos do ensino fundamental.

Polícia Militar realiza formatura do Proerd em escola particular de Pacaembu no primeiro semestre (Foto: Divulgação/PM)
Polícia Militar realiza formatura do Proerd em escola particular de Pacaembu no primeiro semestre (Foto: Divulgação/PM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here