Prefeitura avisa: Lixo orgânico depositado às quintas-feiras não será recolhido

Uma parcela da população deixa de dar a devida atenção à coleta seletiva, o que vem dificultando o trabalho dos coletores.

A população adamantinense produz uma média de 30 toneladas de lixo por dia, segundo levantamento da Prefeitura. Adamantina possui há pelo menos dez anos, Coleta Seletiva (realizada uma vez por semana) como forma de diminuir a produção de lixo e aumentar a vida útil do Aterro Sanitário, contribuindo com meio ambiente.

Nos últimos anos, uma parcela da população está deixando de dar a devida atenção à coleta seletiva, o que vem dificultando o trabalho dos coletores e a separação do lixo na Usina de Reciclagem Municipal.

Com o objetivo de conscientizar a população adamantinense, o Departamento de Gestão de Resíduos, está intensificando a fiscalização do lixo domiciliar às quintas-feiras (dia dedicado exclusivamente a coleta de recicláveis).

O diretor Alysson Quinto orienta a população para que redobre os cuidados na hora de separar seu lixo domiciliar. “Apesar da adesão de grande parte da população, infelizmente alguns moradores não colaboram com a coleta seletiva. Desta forma, solicitamos que redobrem a atenção ao separar seu lixo domiciliar. Segunda, terça, quarta, sexta e sábado são os dias dedicados a coleta do lixo orgânico (restos de comida, folhas de varreção, lixo de banheiro, tais como papel higiênico, etc.) Na quinta-feira, os coletores recolherão somente os materiais recicláveis, devidamente separados nas lixeiras. Qualquer outro tipo de lixo (orgânico) não será recolhido”, enfatiza.

Outros dias da semana

Por outro lado, nos outros dias da semana, é importante que os moradores fiquem atentos para não colocarem materiais recicláveis, junto com o lixo orgânico.

“É importante este cuidado para que os materiais reciclados não se percam durante a triagem na Usina de Reciclagem. Quando um reciclável é jogado junto ao lixo comum (orgânico), não há garantia que poderá ser selecionado e posteriormente reciclado, já que o material orgânico é depositado no aterro sanitário e o reciclável vai para triagem na usina”, pondera.

Quinta-feira é dia de coleta do lixo reciclável

Separe todos os materiais que podem ser reciclados, que são chamados de lixo seco, e coloque-os todos juntos dentro de uma sacola ou caixa de papelão, lembrando que os materiais separados devem sempre estar lavados e secos.

reciclagem_papel-300x300Revistas, jornais, cadernos, listas telefônicas, livros, caixas de papel e papelão, folhas e embalagens da Tetra Pack.
reciclagem_plástico-300x300Garrafas de água e refrigerante (PET), sacos e sacolas plásticas, embalagens de produtos de limpeza, tubos e canos de PVC e brinquedos.
 reciclagem_metal-300x300Latas de bebida, alimento em conserva, arames, pregos, parafusos, bacias, baldes e panelas, objetos de ferro, bronze, zinco, cobre, chumbo e alumínio.
 reciclagem_vidro-300x300Garrafas em geral, copo, vasos, frascos e potes de perfume e cacos de vidro (embale e identifique).