Pilates na terceira idade: alívio de dores e melhora da autoestima

A fisioterapeuta Mariana Marques explica como conquistar equilíbrio através do metódo

Com o passar dos anos, o corpo vai se tornando debilitado. Alguns movimentos ficam comprometidos e a impossibilidade de realizar tarefas que antes eram comuns traz grande frustração e até tristeza para os idosos. Todas estas alterações associadas à falta de exercícios físicos contribuem para o aparecimento de dores nas articulações e músculos e as quedas podem se tornar mais frequentes devido à perda de equilíbrio. Não há como impedir o avanço da idade, mas a prática de exercícios específicos, como o Pilates, pode melhorar a qualidade de vida e devolver a autoestima e alegria às pessoas da terceira idade.

“Uma das grandes vantagens do Pilates está no equilíbrio e alinhamento postural, aumento de força, resistência, flexibilidade e estabilidade, além da coordenação motora, equilíbrio, prevenção de dores, lesões, condicionamento físico e melhora da capacidade respiratória”, explica Mariana Marques, fisioterapeuta de Adamantina.

A fisioterapeuta explica que de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma atividade física regular e moderada reduz o risco de morte por problemas cardíacos em 20 a 25% em pessoas com doenças do coração, além de reduzir a gravidade de deficiências associadas à cardiopatia e outras doenças crônicas.  “Desta forma, o método Pilates se tornou muito eficaz na prevenção primária, secundária e terciária da saúde, pois é um programa completo de exercícios focados em condicionamento físico e mental, trabalhando o corpo como um todo. Por estes e outros motivos é que médicos e fisioterapeutas estão cada vez mais indicando esta modalidade aos idosos” relata a Mariana.

Envelhecer pode não ser fácil, mas é um processo natural e necessário, no qual o corpo se modifica para assumir uma nova fase, a terceira idade, informa a fisioterapeuta. “É possível manter todas estas modificações com autonomia e independência, e para isso é fundamental deixar o sedentarismo de lado”.

Ainda segundo a especialista, os exercícios de Pilates podem ser realizados com baixo impacto e baixa sobrecarga, sem causar dor, respeitando os limites de cada indivíduo. “Para isso, é importante procurar um profissional qualificado. Agende sua aula experimental gratuita. Podemos ajudar você que está na melhor idade”, encerra Mariana.

Serviço: Stúdio de Pilates Corpus, fica localizado na Av. da Saudade, 1330 – sala 3. Mais informações pelo telefone (18) 99798-0507