O pilates é uma atividade que busca a melhora do condicionamento físico, mental e espiritual de cada indivíduo através do seu método de contrologia. A atividade utiliza o peso do próprio corpo e cargas moderadas para alcançar o equilíbrio, o fortalecimento e o alongamento de toda musculatura, sem sobrecargas nas articulações e sem exaustão. “Tudo na medida certa para promover o desenvolvimento pleno das capacidades físicas”, explica a fisioterapeuta, Ana Paula Natera Passoni Cardoso.

Desde o início, é notada pelos praticantes do pilates a melhora na postura, uma vez que todos os exercícios exigem a posição correta e longelinea. “Desta forma, o aluno aprende que deve manter-se durante toda a execução dos exercícios em boa postura, o que melhora também no seu dia-a-dia, pois sua musculatura torna-se mais alongada e forte e as articulações mais flexíveis, gastando menos energia para manter-se em ereto, criando a harmonia do corpo”, destaca Ana Paula.

ana-paula-copia

Após algum tempo, as pessoas começam a notar que a postura do aluno está mais altiva e relaxada, além do tônus muscular, comenta a fisioterapeuta. “Para que possamos realizar os exercícios de pilates, primeiramente aciona-se a musculatura profunda do abdômen (power house/centro de força). Todos os movimentos são realizados mantendo a contração não só do grupo muscular recrutado, mas, sim, do corpo de um todo. Ocorre o relaxamento e a estabilização dos grupos musculares que não estão diretamente envolvidos naquela ação, mas que tem suma importância na manutenção da postura correta”, enfatiza a profissional.

A reabilitação de uma postura inadequada nada mais é do que eliminar maus hábitos e devolver ao corpo a naturalidade dos movimentos. “O trabalho de fortalecimento muscular e alongamento de todo o corpo torna a musculatura equilibrada para retornar seu verdadeiro alinhamento”, finaliza Ana Paula.

Serviço

A fisioterapeuta Ana Paula Natera Passoni Cardoso atende na Clínica Vitalize, que fica na avenida Rio Branco, 193. Telefone: (18) 3522-1074.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here