Maira Lappe (fisioterapeuta) e Geny Soriano (educadora física)

A prática de exercícios físicos é fundamental para a manutenção de uma boa qualidade de vida, mas a verdade é que são poucas as pessoas que realmente gostam de pratica-los. Acabam frequentando academias e estúdios mais por necessidade do que por prazer. Isso fez com que os Educadores Físicos e fisioterapeutas passassem a pesquisar e a criar novas modalidades que tornassem mais agradável e ao mesmo tempo eficazes, a forma de se exercitar.

O Pilates Funcional é uma dessas categorias. Une os benefícios do Pilates convencional, que prioriza o trabalho de musculaturas específicas, com o treinamento funcional direcionado a todos os grupos musculares, exercitando-os por meio dos movimentos naturais do corpo como agachar, empurrar, levantar, saltar e às vezes até correr.

Segundo a Educadora Física Geny Soriano, instrutora do Espaço Rock your Life, em Adamantina, o Pilates Funcional proporciona uma movimentação mais abrangente do corpo, melhorando a resistência, coordenação, equilíbrio e agilidade porque trabalha os músculos estabilizadores e mobilizadores de forma conjugada.

Ela explica que a modalidade, se praticada entre duas a três vezes na semana, traz inúmeros benefícios como melhor desempenho das atividades diárias, melhora na disposição, contribui na prevenção de lesões, além de resultar numa sensível melhoria cardiorrespiratória.

Para Guilherme Fonseca, diretor do Espaço Rock your Life, que já aderiu também a esse tipo de treinamento, a modalidade acaba sendo mais dinâmica e por isso se torna mais divertida e agradável.

O Pilates Funcional pode ser praticado por qualquer pessoa, independente de sexo ou faixa etária. O importante, segundo a professora, é respeitar a individualidade e os limites de cada aluno.

O Espaço Rock your Life fica na rua Fioravante Spósito, 195 em Adamantina. Telefones: (18) 3521-5738 e 99700-7172