Então diretora de Cultura, Claudia Grespi Corradi passou a ocupar o cargo de secretária no final do mês passado (Foto: Divulgação | Prefeitura)

A Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina agora tem nova secretária. Claudia Cristina Grespi Corradi está à frente desde o dia 28 de dezembro de 2018, conforme portaria nº360/2018. Antigamente, o secretário de educação, Osvaldo José, era quem respondia pela pasta.

Cláudia explica que é competência da pasta: desenvolver e receber atividades, espetáculos, ligados a arte: dança, música, teatro, literatura, dando condições para que essas atividades aconteçam e também promover oficinas nessas áreas, além das festividades cívicas.

"Nós também somos responsáveis pelo funcionamento da Biblioteca Municipal, Banda Marcial e somos parceiros do Projeto Guri. Na Biblioteca, além dos livros que podem ser emprestados ou utilizados em pesquisas, funciona também o Acessa São Paulo, no qual prestamos serviços como transferências de veículos, atualização de CNH (agendamento), antecedentes criminais entre outros. Ainda temos computadores especiais para portadores de deficiências visuais e portadores de baixa visão.

Por meio da Secretaria Municipal de Cultura são firmados convênios com a Secretaria do Estado de Cultura como o Viagem Literária, Oficinas Culturais, Circuito Cultural Paulista, Mapa Cultural Paulista e parcerias com o SESC - Circuito SESC de Artes.

"Também prestamos a colaboração, quando solicitada, a órgãos e associações de classes do município, com respeito a atividades relacionadas com congressos, simpósios, palestras, cursos", pontua.

A secretária diz que a Secretaria de Cultura é responsável por implantar, sugerir e planejar políticas de cultura e turismo do município, dar apoio e incentivo à toda forma de expressão cultural. Promover eventos diversos e cuidar do patrimônio cultural material e imaterial de nosso município.

"As minhas expectativas são muito positivas, vontade pra fazer acontecer não falta para toda a equipe de Secretaria. Nós todos vamos nos empenhar para prestar um serviço de qualidade para toda a população", assegura.

A Secretaria de Cultura funciona na Avenida Adhemar de Barros - 200, no prédio da Biblioteca Municipal das 7h30 às 17h30. "Estamos à disposição de todas as pessoas que gostam e apóiam a cultura em nosso município", finaliza.