Parceria entre Prefeitura e empresários deve viabilizar nova iluminação no Centro de Adamantina

Projeto foi anunciado pelo prefeito Márcio Cardim durante reunião do Conselho do Comércio Varejista de Adamantina

Conselho do Comércio Varejista de Adamantina se reuniu pela segunda vez e voltou a debater incentivos para o comércio local nesta segunda-feira (5)

O Conselho do Comércio Varejista de Adamantina se reuniu pela segunda vez e voltou a debater incentivos para o comércio local nesta segunda-feira (5). Com a presença do prefeito Márcio Cardim, vice Ana Maria Micheloni, presidente do Fundo Social de Solidariedade Marisa Cardim e secretário municipal de Finanças, João Lopes, foram discutidos a revitalização da área central da cidade, o trânsito, eventos esportivos pleiteados pela Prefeitura, fiscalização de ambulantes, entre outros temas visando melhorias do comércio de Adamantina, como a nova iluminação do centro da cidade, que trará mais segurança e economia ao município.

O presidente do Conselho, Sérgio Vanderlei – representante do Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista de Adamantina), explica que o objetivo dos encontros é discutir os problemas e ações relacionadas ao comércio varejista, implantar projetos, estreitar o relacionamento entre o poder público e a iniciativa privada e estimular a geração de emprego e renda.

Revitalização do comércio

A Associação dos Engenheiros, Arquiteto e Agrônomos Nova Alta Paulista, em parceria com curso de Engenharia Civil da UniFAI (Centro Universitário de Adamantina), fará novo projeto estrutural da rua Deputado Salles Filho, propondo interligação até a avenida das Rosas (Vila Jardim) e revitalização da área do pátio da Fepasa (Feira Livre). A proposta será apresentada no segundo semestre durante a Semana de Engenharia da UniFAI.

“Aprovado, o Conselho buscará juntamente ao empresariado local medidas para viabilizar a revitalização”, explica Sérgio Vanderlei.

Trânsito

A busca por uma melhoria no trânsito também contará com apoio da Associação dos Engenheiros. No segundo semestre, a entidade trará palestrante ao município para debater o assunto, oportunidade que será viabilizado a contratação deste profissional para realizar um estudo sobre o trânsito de Adamantina.

“É uma das principais preocupações da Comissão”, enfatiza o presidente do Conselho, que afirma que o tema também será debatido junto a Comissão Municipal de Trânsito.

Eventos esportivos

O prefeito Márcio Cardim reafirmou os esforços para concretização dos Jogos Regionais em Adamantina no ano de 2019. Já para 2018, o chefe do Executivo anunciou a realização do Jori (Jogos Regionais do Idoso).

“Caso Adamantina conquiste a oportunidade de sediar os Jogos Regionais, a competição trará ao município cerca de 7.500 atletas da região, representando aproximadamente 70 municípios, o que aquecerá a economia. Na última edição realizada em Osvaldo Cruz, por exemplo, foi movimentado mais de R$ 1,5 milhão no comércio nos dias do evento esportivo”, destaca Sérgio Vanderlei.

Simples Nacional

Outra demanda que está sendo bastante discutida entre os empresários e a Prefeitura é o desenquadrado de empresas do Simples Nacional antes do final do ano, o que é ilegal.

O secretário João Lopes reconheceu que o trabalho está sendo de forma incorreto devido ao sistema operacional utilizado pela Prefeitura. “A Administração Municipal busca um novo sistema para que essas atitudes enérgicas não aconteçam mais. Com isso, os empreendedores terão o prazo legal de 1 a 31 de janeiro para se adequarem, antes do desenquadramento”, explica o presidente da Comissão.

Em setembro, deverá haver reunião da Comissão, juntamente com Departamento de Fiscalização, para orientar os contadores da cidade.

Enfeites natalinos

A Comissão convidou para participar do encontro a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Marisa Cardim, e a vice-prefeita Ana Maria Micheloni para debater o que será feito, e como o comércio pode contribuir, em relação aos enfeites natalinos de final do ano.

Os enfeites natalinos serão encabeçados pela vice-prefeita, que já realizou levantamento do material existente. Desapontada, Ana Maria comentou que não houve preocupação da Administração anterior de guardar o material utilizado, sendo necessário começar o trabalho “praticamente do zero”, afirmou durante a reunião.

No encontro de julho, a vice-prefeita trará projeto para o Natal de Adamantina, que será realizado pela Prefeitura em parceria com os comerciantes. “Temos que começar a se planejar, já que os enfeites de Natal atraem muitos consumidores para Adamantina e, nos últimos anos, o comércio foi prejudicado devido a Prefeitura não realizar nenhum investimento”, disse Sérgio Vanderlei.

Feiras itinerantes

Além do trabalho realizado pelo Sincomercio de Adamantina em parceria com FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) em relação as feiras itinerantes, a Comissão solicitou intervenção de Márcio Cardim junto ao prefeito de Mariápolis, Val Dantas, que libera a realização deste tipo de evento comercial no município.

“O prefeito de Adamantina se prontificou a realizar este contato imediato visando sensibilizar o chefe do Executivo de Mariápolis sobre os prejuízos que causam a realização destas feirinhas na região”.

Ambulantes

Sobre os ambulantes, a Prefeitura disse da dificuldade de fiscalizá-los, sendo que alguns ameaçam os servidores municipais que recorrerem a Polícia Militar para resguardar a sua integridade. “Iremos estudar formas de endurecer a legislação sobre o tema, além de buscar alternativas junto a Polícia Militar, principalmente em relação aos ambulantes que são de fora do município”.

Nova iluminação

Na próxima reunião, o prefeito Márcio Cardim apresentará projeto da nova iluminação da área central, que trará uma nova cara ao Centro de Adamantina. As lâmpadas atuais serão substituídas por de LED, trazendo mais economia ao município, além de segurança aos comerciantes e população, já que proporcionam mais claridade.

A implantação do projeto será no segundo semestre a partir de parceria entre o Município e empresários da cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here