Para voltar a ser referência, Parapuã cria centro de treinamento de Damas

O ano começou com tudo para os damistas e amantes do esporte em Parapuã. Isso porque, em 2017, a cidade sediará a volta de um dos torneios mais aguardados do calendário nacional da modalidade: O Circuito Oeste Paulista (COP) de Damas. O evento, dividido em sete etapas, é apenas mais um dos projetos da Academia Brancas & Pretas que, a partir de fevereiro, irá inaugurar o Centro de Treinamento Público de Damas e Xadrez da cidade. O objetivo? Tornar o município referência nos jogos de tabuleiro.

“Comunicamos agora, nesta semana, a volta do Circuito Oeste Paulista de Damas e estamos com mais projetos para este ano ainda. Também queremos começar as aulas, a partir de fevereiro, no centro de treinamentos. Temos aproximadamente 40 alunos que já se mostraram interessados em participar”, disse o professor e coordenador do projeto, Sidnei Oliveira Souza.

Com um projeto social na cidade e a modalidade fixa na grade curricular das escolas municipais, o ex-atleta acredita que a cidade voltará a ser um dos principais polos do esporte no Estado e no Brasil, mas sabe que, para chegar lá, é preciso muito trabalho e dedicação.

Etapas do COP Damas 2017 

1ª Etapa – 19 de fevereiro
2ª Etapa – 26 de março
3ª Etapa – 07 de maio
4ª Etapa – 11 de junho
5ª Etapa – 03 de setembro
6ª Etapa – 08 de outubro
7ª Etapa – 19 de novembro

“A gente volta aos treinos nesta segunda-feira (9), já pensando na primeira etapa do Circuito Oeste Paulista e a formação das equipes escolares, que vão competir no Campeonato Escolar Lance Inicial de Damas, que abrange a região. A primeira etapa do Circuito será dia 19 de Fevereiro e, este ano, as categorias serão divididas por equipes, não vai ser mais individual como antigamente”, destacou Sidnei.

Circuito Oeste Paulista de Damas 2017

Com todas as etapas sendo realizadas em Parapuã, as datas para os próximos encontros do Circuito Oeste Paulista de Damas ficaram definidas da seguinte forma: 26 de março (segunda etapa), 07 de maio (terceira etapa), 11 de junho (quarta etapa), 03 de setembro (quinta etapa), 08 de outubro (sexta etapa) e 19 de novembro (sétima e última etapa).

Foram convidados 20 municípios do interior paulista, dentre eles, os mais tradicionais: Osvaldo Cruz, Junqueirópolis, Assis, Araçatuba e Pereira Barreto, além da cidade sede. A competição será disputada nas categorias feminino e masculino livre, feminino e masculino até 16 anos e feminino e masculino até 12 anos.

Centro de Treinamento

Serão beneficiados este ano, 40 alunos da rede pública de ensino, que formarão as equipes de até 10, 13 e 16 anos, no feminino e masculino. Os alunos receberão gratuitamente três aulas semanais, obedecendo as diretrizes educacionais da Confederação Brasileira de Jogo de Damas.

Essa é a primeira vez que a Academia Brancas & Pretas desenvolve projeto de formação desportiva de rendimento aos seus alunos, o que trará a médio prazo grandes talentos na modalidade para representar o município nas competições alto nível, tanto no Estado de São Paulo, quanto nas competições nacionais.