A programação do ‘Setembro Amarelo’, que reúne um amplo conjunto de ações pela valorização à vida, em Adamantina, vai contar com um Festival de Música, em estímulo à composição de músicas com o tema “Esperança”. A iniciativa é do PAI Nosso Lar (Polo de Atividades Integradas) e UniFAI (Centro Universitário de Adamantina).

As inscrições dos interessados acontecem de 28 de junho a 24 de agosto. A participação é aberta a qualquer interessado, independente de idade e sexo. Não há taxa de inscrição. O interessado deve enviar a composição (letra e melodia) à organização do Festival, no endereço eletrônico festivalamarelo@painossolar.com.br.

Compor e concorrer

A composição musical do candidato deve ser encaminhada à organização do Festival devidamente digitada, em formato A4, com margem superior e inferior de 2 cm, e capa que contenha as seguintes informações: nome e idade do compositor (letra e melodia); nome e idade do interprete; gênero musical; quantidade de participantes no palco (discriminar vocalistas e instrumentistas); telefone e e-mail de contato; bem como a melodia gravada em áudio, em formato MP3 ou vídeo.

Só serão aceitas as composições no idioma nativo (português). Composições de caráter pejorativo e/ou ofensivo aos valores morais da sociedade, de conotação/cunho políticos/partidários, serão desconsideradas pelos organizadores do Festival.

Seleção e gravação das canções em estúdio

O Festival de Música Setembro Amarelo terá duas fases de avaliação. A primeira fase de avaliação será no período de 28 de junho a 24 de agosto, concomitante ao período de inscrições. Essa etapa será interna, fechada, realizada por uma comissão julgadora composta por profissionais da área de música designados pela coordenação do evento. Serão classificadas, nessa fase, as 10 melhores composições.

A comissão julgadora avaliará os projetos e elegerá os finalistas, considerando critérios e respectivos pesos (pontuações) como temática (2), mensagem (3), arranjo/harmonia (3) e originalidade (2).

O resultado final dessa etapa será divulgado dia 24 de agosto no site oficial do PAI Nosso Lar, em www.painossolar.com.br.

Esses dez finalistas participarão da gravação de um CD com suas composições nos estúdios do produtor musical Luiz Henrique Paloni da Silva. A data e local da gravação serão divulgados oportunamente.

Apresentação final para o público

Já a segunda fase do Festival de Música terá a apresentação dos dez finalistas no palco, para público aberto, e corpo de jurados (júri técnico e júri popular), em evento a ser realizado no dia 30 de setembro, no Auditório do da UniFAI, campus 2.

Todos os participantes utilizarão o mesmo cenário e os arranjos musicais gravados em estúdio. A apresentação pode ser solo, dupla, grupo ou banda e estará liberado o uso de todos os instrumentos musicais convencionais e não convencionais.

Após as apresentações, o corpo de jurados avaliará e definirá o resultado final do Festival. O anúncio dos ganhadores será feito pela embaixadora do Festival, a Juíza de Direito e Diretora do Fórum de Adamantina, Ruth Duarte Menegatti, quando será feita a entrega das premiações aos três primeiros colocados. O evento final, do dia 30 de setembro, com a participação dos dez finalistas, será gravado ao vivo, para produção de DVD.