Presidente da Rede de Combate ao Câncer, Radige Sposito, apresenta programação das campanhas ‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul’ (Foto: João Vinícius | Grupo IMPACTO)

Com objetivo de mobilizar mulheres para prevenção ao câncer de mama e de colo de útero e alertar homens sobre os perigos do câncer de próstata, a Rede de Combate ao Câncer inicia as campanhas ‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul’ com exames, atendimento e atividades de conscientização.

Semanalmente, a Rede de Combate ao Câncer de Adamantina atende 250 mulheres e 40 homens. “O objetivo da campanha é despertar em cada pessoa que a prevenção é a melhor maneira de cuidar e demonstrar amor próprio”, destaca Radige Mostafa Bernardo Sposito, presidente da entidade.

Os dados são alarmantes, e os perigos são reais. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) e o Ministério da Saúde, a estimativa é de mais de 59.000 novos casos de câncer de mama no Brasil ainda este ano.  Já em relação ao câncer de próstata, os órgãos estimam 68.220 novos casos da doença em 2018, sendo que os valores correspondem a um risco estimado de 66 novos casos a cada 100 mil homens.

Se forem detectados precocemente, alerta a presidente da Rede de Combate ao Câncer, aumenta-se a chance de cura e a sobrevida da paciente. “Por isso o foco das campanhas é a prevenção”, diz.

Na programação do ‘Outubro Rosa’ será realizado Semana da Beleza, mutirão feminino com atendimento diário de 20 mulheres com serviços de massagem, maquiagem e sobrancelha, do dia 1 a 5 de outubro. Nos dias 1, 8, 15 e 22 haverá corte de cabelo.

Em 9 e 10 de outubro está programado venda de camisetas da campanha no pátio da Prefeitura. Também no dia 10, a médica Andrea de Oliveira Andrade falará sobre a importância da prevenção.

No dia 18 acontecerá aulão de zumba com a profissional Rosania Gonçalves. E, na mesma data, palestra no Anfiteatro da Biblioteca com médica fundadora do movimento Pense Pink Br., Alice Francisco.

Para os homens, a programação inicia no dia 30 de outubro, quando haverá corte de barba e cabelo. O serviço também será prestado nos dias 6, 13 e 20 de novembro.

E para o dia 4, a campanha organiza corrida (percurso de 6 km) e caminhada (3 km) contra o câncer. As inscrições podem ser feitas: wxassessoria.com.br, que dá o direito a uma camiseta da ação.

No dia 10 de novembro haverá Jantar de Massa com show do Ricardo Bombarda e, no dia 22, agendamento e prevenção do câncer de próstata, que acontecerá no dia 24. As vagas são limitadas.