Dentista Giovanna Bortoletto alerta sobre a necessidade de prevenção ao câncer bucal (Foto: Arquivo Pessoal)

Outubro é o mês de reforçar o alerta para as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Mas, durante a campanha ‘Outubro Rosa’, também se intensifica a necessidade da prevenção contra o câncer bucal.

A dentista Giovanna Bortoletto explica que o câncer bucal é um tumor maligno que acomete lábios, gengiva, bochecha, céu da boca e língua. Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) aponta que esta doença atinge cerca de 14.700 pessoas ao ano, sendo a maioria homens acima de 40 anos de idade.

Hábitos comuns para boa parte da população são as principais causas do tumor, como cigarro, ingestão de bebida alcoólica associada ao cigarro, má higiene oral (presença de cáries ou de dentes fraturados, abertos ou com mobilidade), má alimentação (baixa ingestão de frutas, legumes e verduras), exposição solar sem proteção e HPV (Papiloma Vírus Humano).

Os sinais e sintomas vão desde lesões bucais que não cicatrizam, como por exemplo, manchas vermelhas ou brancas, feridas no lábio e sangramento sem motivo aparente em até 15 dias ou nódulos no pescoço e rouquidão frequente. “Quando a doença está em fase mais avançada pode apresentar dificuldade em falar, mastigar e engolir. Caso perceba algo estranho em sua boca presente por mais de 15 dias, procure um cirurgião dentista para te ajudar”, recomenda Giovanna.

Quando diagnosticado no início, o câncer bucal tem 80% de chance de cura. “Preste atenção aos sinais, se ame e se cuide. Faça consultas de prevenção periodicamente, pois dessa forma a doença pode ser descoberta no início, facilitando o tratamento e aumentando as chances de cura”, alerta a especialista.

As formas de prevenção são: não fumar, não ingerir bebida alcoólica frequentemente, ter boa higienização bucal e saúde bucal (cuidar dos dentes que estão quebrados, com mobilidade ou cárie), realizar consultas com o cirurgião dentista a cada seis meses para avaliar a saúde bucal, usar protetor solar nos lábios, além de chapéu ou boné para proteger os lábios quando exposto ao sol, e ter boa alimentação.

Serviço
Dentista Giovanna Bortoletto
Fez curso de laminados na APCD, de Araçatuba, e na Unoeste, em Presidente Prudente. Pós-graduanda em prótese dentária na faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas.
Serviços de tratamento de canal, implantes dentários, cirurgia, profilaxia (limpeza), clareamento, restaurações, prótese e lentes de contato dental.
Atendimento na Clínica Dosso
Av. Rio Branco, 23 – Centro – Adamantina
Telefone: (18) 3521-1376
Facebook/Instagram: dragiovannabortoletto