Advogados, alunos do curso de Direito da UniFAI e colaboradores desenvolvem o projeto OAB vai à Escola (Foto: Divulgação | OAB Adamantina)

Incentivar ações de cidadania e levar conhecimentos de direitos básicos aos alunos do ensino médio de Adamantina está no foco de ação do projeto OAB vai à Escola, da seccional de Adamantina.

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) local, advogado Hélio Vieira Melheiros Júnior, destaca que a iniciativa tem como base o artigo 5º da Constituição Federal, que trata dos direitos e garantias fundamentais.

“O programa aborda temas importantes para o convívio dentro e fora das salas de aula, desde os mais atuais, como a formação de novas famílias e a prática do bullying, passando por questões trabalhistas até relações de consumo e de acessibilidade. Seu ponto-chave é auxiliar na redução das desigualdades sociais, procurando despertar na consciência dos adolescentes suas responsabilidades, por meio de palestras e debates realizados por advogados e alunos voluntários”, explica.

As atividades estão a todo vapor e várias escolas já receberam o projeto, que conta com parceria da UniFAI (Centro Universitário de Adamantina).

“No encontro, os alunos do 5º ano do curso de Direito da UniFAI dialogam com os jovens sobre cidadania e Constituição Federal. Os temas jurídicos específicos previstos na cartilha, como internet e cidadania digital, direito de família, violência doméstica e respeito às diversidades, são abordados por advogados”, explicou a coordenadora de Projetos de Extensão na Área de Humanas da UniFAI e uma das desenvolvedoras do projeto, Fernanda Stefani Butarelo.