O que é o Céu e onde ele fica?

Artigo de Samuel Pereira, ministro do Evangelho (pastorsamuelpeeira@yahoo.com.br)

Há alguns que dizem que o céu é um estado da mente, um pensamento fantasioso, uma abstração, um desejo, uma figura de linguagem ou um sonho sentimental. Não há autoridade maior no céu ou na Terra do que Jesus Cristo. Ele veio do céu para à Terra e então retornou ao céu, onde espera o dia em que sua Igreja irá juntar a ele nas mansões que ele lhe está preparando.

Céu, o melhor de todos os lugares. O céu é um lugar real. Jesus ensinou: “Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar” (João 14.2). Observação: nesta passagem o Senhor Jesus não está referindo a igreja nenhuma aqui na terra. Jesus chama o céu de “uma casa, uma morada.” Não é uma ilusão. É uma casa tão real quanto a que moramos neste exato momento.

Quando os apóstolos estavam olhando para cima para ver a ascensão de Jesus (retorno de Jesus ao céu), dois anjos apareceram, dizendo: “Homens galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse mesmo Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir” (At 1.11). Jesus foi para um lugar real, uma casa eterna; não era um estado da mente ou uma abstração. Jesus orou: “Pai nosso, que estás no céu” (Mt 6.9). Ele não disse: “Pai nosso que estás num estado da mente” ou “... numa ilusão eterna.” Nosso Pai está no céu, um lugar real.

O cristão em Cristo tem uma cidadania celeste. Paulo escreve: “Pois a nossa pátria está nos Céus (além das galáxias, vias lácteas...), de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Filipenses 3.20).

Que maravilha deve ser o céu! Em apenas seis dias o Senhor criou o Universo, e ele, por dois mil anos, tem preparado as moradas no céu onde vamos morar toda eternidade.

João descreve nossa cidade eterna que está nos céus, (a Nova Jerusalém) como uma cidade que é quadrangular, de comprimento e largura iguais, 24.000 m para cima e para baixo e para o lado (Ap 21.15-17). Elevado à terceira potência nos dará à medida cúbica da cidade: (“dez bilhões, novecentos e quarenta e um milhão e quarenta e oito mil quilômetros”). É maior do que qualquer astro celeste de primeira grandeza. A Bíblia ainda relata que a referida cidade é toda de ouro e cristal. Imagina só que beleza! É a cidade dos sonhos. Vale apenas renunciar tudo o que é errado nessa vida. Sejam os vícios, drogas, idolatrias, prostituição...

Paulo escreve: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1Coríntios 2.9).

Disse Jesus: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim... E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos recebereis para mim mesmo, para que, onde estou, estejais vós também” (Jo 14.1,3).

O leitor não deve duvidar das Palavras do Senhor e entregar o seu coração ao Senhor Jesus Cristo hoje mesmo e certamente a sua morada eterna ficará preparada quando assim que sua alma deixar este corpo. Vamos aplicar aqui um paralelo: Se eu quiser viajar para a Europa ou para os EUA devo preparar com antecedência o meu passaporte, não é certo? Então, ir para morar na eternidade com o Senhor, não será diferente. Outra, quando nascemos aqui na terra, evidente que os nossos pais nos registraram no cartório, é claro. Também para sermos contamos com os salvos que estão no Céu, devemos ter o nossos nomes registrados lá na glória, no cartório celestial. Assim está registrado no Livro do Apocalipse: “E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo” (Apocalipse 2015). Outra, você não vai pagar nada, Jesus já pagou toda a nossa despesa (resgate, perdão, passaporte...).