13077167_1037892769618781_1264592920_n
Neto Bechara é ciclista em Adamantina. (Foto: Arquivo Pessoal/Cedida)

Sou apaixonado por atividade física.  Nos últimos 30 anos fui atleta amador em várias modalidades como futsal, tênis, natação, ciclismo, corrida e triatlo que é a união de 3 modalidades esportivas (natação, ciclismo e corrida).

Dentre todas estas modalidades, o ciclismo é o que mais me fascina. Já pedalei todo tipo de bicicleta nos mais variados tipos de competições, mas o que me motiva a continuar pedalando é sentir o vento no rosto, é disso que eu realmente gosto.

Pedalar é mais que um vício, mania, hobby ou diversão. O ciclismo me proporciona liberdade. Em cima de uma bike sou livre, vou para onde quero ir, e isso, que me faz sorrir. Todas as paisagens que já passei e admirei, os rios que correm sem pressa pela paisagem sertaneja é só o que um ciclista deseja. Como atleta só fui amador, mas na minha cabeça sempre fui um gladiador. Corri, pedalei, sofri, suei e cai depois me levantei e sorri. Eu a bicicleta formamos um par perfeito e para ela eu não tenho defeito.

Competições

Como atleta amador tenho alguns bons resultados. Em 1994 conquistei o primeiro lugar no pódio no Open de Ciclismo de Tupã que foi uma prova ciclística realizada dentro da cidade com muita subida; Em 2000 fui campeão do Triatlo de Andradina e no ano de 2005 campeão do I Fast Triatlo de Araçatuba e conquistei a segunda colocação no Campeonato Paulista de Triatlo também que rendeu uma classificação e convocação para o Campeonato Brasileiro de Triatlo realizado em Porto Alegre/RS.

"Sou apaixonado por esportes, dentre eles o ciclismo é o que mais me fascina" comenta Bechara na coluna assinada por ele. (Foto: Arquivo Pessoal/Cedida)
“Sou apaixonado por esportes, dentre eles o ciclismo é o que mais me fascina” comenta Bechara na coluna assinada por ele. (Foto: Arquivo Pessoal/Cedida)

Perfil

Sou casado há 18 anos com a Fabiana e pai de três filhos (Dantiele, Lucas e Bruno). Na área acadêmica tenho especialização em Fisiologia do Exercício pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) e Mestrado em Educação Física com ênfase em Performance Humana pela UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba).

Atualmente sou professor da rede municipal em Lucélia. Já ministrei aulas de Fisiologia do Exercício, Fisiologia Humana, Biomecânica, Crescimento e Desenvolvimento e Nutrição Esportiva em todas elas tratando de assuntos pertinentes a saúde e boa qualidade de vida.

Coluna

Pensei em criar esta coluna para evidenciar sobre os benefícios do exercício físicos, seja do ponto de vista físico, emocional e social. Abordarei semanalmente neste espaço experiências sobre esporte, lazer, atividade física, mas é também sobre sentimentos e alegrias para todas as idades, tudo que dá prazer. Pretendo informar, motivar e transformar.

A paixão pelo esporte não depende de sorte,  a paixão e sucesso dependem de suor, depende de dor. A dor que impulsiona e também emociona, a dor que me deixa esgotado e ainda mais apaixonado.

Para os que fazem do esporte uma filosofia de vida dedico esta coluna.