Baraldi e Jaqueline apresentam a Instituição Capaz de Adamantina (Foto: Assessoria de Imprensa)

Ao longo de 55 anos de história, a Associação Mirim de Adamantina, se consolidou na inserção de jovens (entre 14 e 24 anos) no mercado de trabalho. Atualmente, 140 jovens estão contratados e atuam em 27 empresas adamantinenses; além disso, três deles atuam em Flórida Paulista, através da parceria inédita firmada com a Prefeitura local, que viabilizará nos próximos meses a contratação de dezenas de jovens aprendizes para atuar em diversos órgãos municipais. Este é o maior recorde dos últimos anos.

Trabalhos desenvolvidos

Em paralelo à inserção do jovem no primeiro emprego, outros trabalhos são desenvolvidos como o recém-criado Departamento de Esportes, e outras práticas, como os cursos de curta duração realizados em parceria com outras instituições, como o Rotary Club local e a Associação dos Amigos da Construção Civil de Lucélia e região, que realizam atividades no campo da formação profissional, na instituição. Além disso, propicia instruções de prevenção às drogas e a violência, assim como a ordem, civismo, noções gerais de trânsito, educação ambiental, cultura, entre outros.

Atualmente, presidida pelo bancário e advogado Nelson Carlos Baraldi e administrada pela gerente Jaqueline Modesto Ruiz, a instituição conta com uma equipe especializada, que trabalha no intuito de mudar a realidade de centenas de jovens por meio da educação profissionalizante e do esporte.

Conquistas recentes

O ano de 2017 entrou para a história da instituição, como um dos mais promissores. Como por exemplo, podemos destacar a conquista de novas empresas parceiras, recorde na contratação de jovens aprendizes; reforma e ampliação do prédio finalizada com sucesso; implantação do Departamento de Esportes; registro no Conselho Municipal de Assistência Social e estrutura física do prédio que abriga a instituição, todo renovado.

Instituição Capaz

Para adequação a legislação vigente e diante das exigências nas denominações de algumas referências do setor (Jovem Aprendiz), a Polícia Mirim se reinventou, e se transforma em 2018, na Instituição Capaz de Adamantina. Com o slogan “Eu sou Capaz”, nesta nova fase, a administração pretende, despertar nos adolescentes e jovens atendidos, entusiasmo e inspiração para impulsiona-los para a futuro promissor.

Uma das grandes novidades desta nova fase é a implantação a partir do segundo semestre, do ‘Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos’ que irá atender inicialmente jovens em situação de risco na sociedade (drogas, discriminação, violação de direitos, abandono, etc).  “A instituição irá atender inicialmente 20 jovens com idades entre 15 a 17 anos, no contra turno escolar. Ofereceremos alimentação (almoço e lanche) e qualificação profissional, através de cursos e treinamentos nas áreas informática, cabelo e estética, língua portuguesa, civismo, e outros conforme a demanda”, destaca o presidente Baraldi.

Confiante, Baraldi espera consolidar a cada dia os objetivos na Instituição Capaz na comunidade local e ampliar ainda mais sua atuação a nível regional. “Agradeço a confiança depositada e conto com todos para a realização do projeto de expansão necessária, pois sozinhos não somos nada, mas juntos podemos realizar qualquer sonho”, finaliza.