A dúvida de muitos pais é se o medicamento que seu filho está tomando poderá causar cárie. A resposta para esta pergunta é não, pois a causa deste problema é a falta de higienização bucal ou higienização deficiente depois da ingestão do medicamento, destaca a dentista Giovanna Bortoletto.

De acordo com a profissional, a maioria dos medicamentos líquidos apresenta açúcar em sua composição para deixar seu gosto mais agradável e facilitar sua ingestão. “Nós sabemos que o açúcar é uma das principais causas da cárie, porém se houver uma higienização bucal adequada, o medicamento não causará cáries”, explica.

Pesquisas constatam que 85% das crianças não realizam higienização bucal após a ingestão de medicamentos, fato que agrava ainda mais quando o medicamento deve ser ingerido durante a noite, alerta a dentista.

“A cárie dentária é a doença crônica mais frequente da infância, representando um grande problema para a Saúde Pública Mundial. Para evitar a cárie, é muito importante realizar a higienização bucal completa, com escova de dente e fio dental, após a alimentação, consumo de doces/refrigerantes/sucos e medicamentos, além de realizar consultas periódicas ao cirurgião dentista”, pontua.

O ideal, segundo Giovanna, é que a criança tenha contato com o cirurgião dentista desde pequeno, após nascer o primeiro dente decíduo (dente de leite), pois com as consultas periódicas a criança criará o hábito da higienização bucal logo cedo, além de prevenir lesões de cárie e se acostumar com o ambiente odontológico, assim a visita ao cirurgião dentista não se tornará desagradável.

“Um ponto muito importante é tornar o momento de higienização agradável, fazer com que a criança se divirta enquanto escova os dentes. Escovar os dentes durante o banho é uma forma de ajudar a criança a criar o hábito da higienização bucal, o qual é muito importante ser criado desde cedo, para evitar danos futuros”, finaliza.

Serviço

Dentista Giovanna Bortoletto
Fez curso de laminados na APCD, de Araçatuba, e na Unoeste, em Presidente Prudente. Pós-graduanda em prótese dentária na faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas.
Atendimento na Clínica Dosso
Av. Rio Branco, 23 – Centro – Adamantina
Telefone: (18) 3521-1376
Facebook/Instagram: dragiovannabortoletto