JuniFAI registra mais de 2 mil inscritos nas modalidades individuais e coletivas (Foto: Marco Atílio | Da UniFAI)

A primeira noite de competições do XI Jogos Universitários do Centro Universitário de Adamantina (JuniFAI) registrou as modalidades de capoeira, xadrez, tênis, tênis de mesa, jogos eletrônicos, futsal, futebol society e vôlei. O evento recebeu mais de 2 mil inscritos.

O gestor dos Jogos, Fernando Aparecido da Silva Monzani, responsável pela arbitragem e montagem das tabelas, afirma que o campeonato vem se tornando referência na organização.

“É um evento que vem crescendo muito e a reitoria vem cada vez investindo mais. Já são 1.058 inscritos nas modalidades coletivas e pouco mais de 900 nas individuais”.

Prova da magnitude do evento, Fernando menciona a participação do árbitro Clayton Dutra que é membro da Federação Paulista de Futebol: “O convidamos pela experiência e profissionalismo que tem. O evento vem exigindo isso e precisamos continuar com os investimentos. O árbitro Clayton Dutra aceitou o convite de trabalhar com a gente e é mais um atrativo para os jogos”.

Clayton atua há quase 11 anos na Federação, em jogos da série A1, A2, A3 e Campeonato Paulista na segunda divisão.

“É um enorme prazer compartilhar um pouco da minha experiência na arbitragem num evento do Centro Universitário de Adamantina. É muito bom passar para os jogadores de uma forma educada e explicativa a conduta do espírito esportivo. Quero parabenizar todos os organizadores envolvidos nessa edição dos jogos”, disse.

Integração

O Pró-reitor de Extensão, Prof. Dr. Délcio Cardim convida a população a participar da corrida e caminhada na próxima sexta-feira, 18.

“Convidamos a comunidade a participar da corrida e caminhada, cuja largada será defronte ao ATC. A confirmação está condicionada a uma doação de um alimento que estamos recebendo no ATC e no Ginásio de Esportes”, explica.

O reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva, ressalta a integração proporcionada pelo evento esportivo: “O objetivo maior é o espírito de equipe e a união de todos os cursos. Essa disputa é muito importante porque visa trazer o que há de melhor no esporte. É uma maneira diferente de os alunos expandirem seus conhecimentos nessa área técnica, mas ao mesmo tempo é um momento de lazer”.

O Prof. Dr. Wendel Cleber Soares também frisa o intuito dos jogos.

“Parabéns a comissão organizadora em nome da Pró-reitoria de Extensão, professor Délcio e seus coordenadores, pelo brilhante evento”, afirma.

Capoeira

A novidade do evento foi a oferta da capoeira entre as modalidades. “Os benefícios da capoeira são inúmeros: saúde, esporte, auxílio no desenvolvimento da força corporal, flexibilidade, agilidade, velocidade, domínio do corpo”, explica o professor de capoeira e capoterapia, Lucas Nóbrega, que atua na Associação Cultural Capoeira Modelo Cidadania.

O mestre Caculé, presidente da associação, teceu agradecimentos aos organizadores do XI JuniFAI pela inserção da capoeira nas modalidades esportivas: “A capoeira é muito rica e um esporte genuinamente brasileiro. Temos que valorizar nossa cultura”.

As modalidades da primeira noite dos jogos universitários foram realizadas no Adamantina Tênis Clube, no Ginásio de Esportes Paulo Camargo e no Ginásio Carlos Santana “Navarro”.

As atividades seguem até esta sexta-feira, dia 18.