Rafael Tiezzi Belluci com a aluna Juliana Versage – faixa azul de Jiu-Jitsu

Os benefícios do Jiu-Jitsu para as mulheres são enormes. A arte marcial ajuda desde a defesa pessoal até a estética. No trabalho mental, diminui o estresse, a TPM (tensão pré-menstrual), desinibe as tímidas e acalma as agitadas e ansiosas.

O professor de Jiu-Jitsu, Rafael Tiezzi Belluci, explica que a técnica trabalha todos os músculos do corpo, principalmente o abdômen, os ombros, os braços e o quadril. “Acelera a capacidade cardiovascular e respiratória, além de aumentar a flexibilidade”.

Por ter grande exigência anaeróbia e ser muito isométrico, o Jiu-Jitsu faz com que a mulher desenvolva toda sua força. Estudos mostram que mulheres que praticam desporto podem  ter a força aumentada até quatro vezes, aumentando inclusive a massa muscular, o que diminui a possibilidade de ocorrência de celulite, estrias, gordura localizada, varizes, melhorando a qualidade de sono e de vida.

Professor de Jiu-Jitsu, Rafael Tiezzi Belluci
Professor de Jiu-Jitsu, Rafael Tiezzi Belluci

Em relação à flexibilidade, o Jiu-Jitsu ganha a muitos outros esportes e ainda mais se falarmos em Jiu-Jitsu feminino, pois a mulher naturalmente já tem mais facilidade em ter flexibilidade, o que nesta arte marcial é uma das partes mais trabalhadas. A parte da luta por si só, é um verdadeiro exercício de alongamento.

A parte técnica por exigir muita concentração e atenção, faz das mulheres candidatas a serem as melhores alunas. Por ser de fundamento técnico baseado nas alavancas do corpo e uso da força do oponente, juntamente com a estratégia, fazem o conjunto perfeito para que a mulher  sobressaia em relação aos homens. “Faz bem ao coração por ter um aeróbico muito exigente e aumenta muito a capacidade cardio respiratória melhorando a disposição e queimando as gordurinhas indesejáveis”, destaca.

Outro benefício é a queima de gordura. “Esta luta requer nos treinos um alto esforço físico, mas que pode ser praticado por qualquer pessoa, o que sem dúvidas, desenvolverá um físico melhor com o passar do tempo. Melhor ainda para emagrecer, quando durante os treinos, não é praticado apenas o exercício aeróbico, mas também o anaeróbico, acelerando bastante seu metabolismo durante e após o treino que queima a gordura e não a massa corporal (músculo)”, afirma Belluci, faixa marrom de Jiu-Jitsu.

Serviço

Faça uma aula experimental na Cross Hard. Treinos realizados as terças e quintas, às 19h30, e aos sábados às 10h, na academia que fica no Adamantina Tênis Clube.

Benefícios do Jiu-Jitsu

:: A prática do Jiu-Jitsu serve para a defesa pessoal;
:: O Jiu-Jitsu aumenta a auto-estima, autoconfiança e desenvolve o caráter;
:: Trabalha e define o corpo, como os braços, abdômen e quadril;
:: Acelera o metabolismo e aumenta a resistência do organismo;
:: Melhora a capacidade cardiovascular e respiratória;
:: Desinibe os tímidos e acalma os agitados e ansiosos;
:: Aumenta a flexibilidade;
:: Aumenta a coordenação motora;
:: Aumenta os reflexos;
:: Ajuda no controle emocional.