Idosos usam internet para combater solidão, diz pesquisa

Mais de 95% dos participantes afirmaram estar "satisfeito" ou "muito satisfeito" na relação com a tecnologia

Redes sociais, e-mails, videochamadas e chats estão sendo cada vez mais usados por idosos norte-americanos para manter a lucidez, a saúde física e mental e combater a solidão, segundo estudo da Universidade de Michigan.

Em pesquisa realizada com 591 idosos, com idade média de 68 anos, foram examinadas as vantagens do uso de e-mail, Facebook, Twitter, Skype e chats. A rede cibernética se comporta como um antídoto contra o sentimento de abandono e solidão, que geralmente afetam as pessoas mais velhas.

De acordo com o informe cientifico publicado na revista “CyberPsychology, Behavior and Social Networking”, o mito de que a cultura digital marca a divisão de gerações está acabando.

Mais de 95% dos participantes afirmaram estar “satisfeito” ou “muito satisfeito” na relação com a tecnologia e 72% se dizem favoráveis a aprender a utilizar novas ferramentas. Entre as vantagens registradas, estão a diminuição da sensação de solidão, aumento da satisfação e autoestima, redução de sintomas de depressão e efeitos benéficos em doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

“Manter relações estreitas com outras pessoas influencia a saúde física, e a tecnologia social ajuda a cultivar relações bem sucedidas”, comentou William Chopik, professor de Psicologia responsável pelo estudo. (ANSA)