A partir de quarta-feira (21), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) iniciará a coleta da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico. O objetivo é obter informações sobre abastecimento de água e esgotamento sanitário referente ao ano de 2017, nos 12 municípios que estão subordinados à agência de Adamantina.

Serão pesquisadas entidades públicas e privadas que atuam na oferta de serviços de água e esgoto, obtendo dados sobre aspectos legais, captação, distribuição, tratamento de água, racionamento de água, coleta de esgoto, destino do esgoto, tratamento do esgoto, tarifas, pessoal ocupado, entre outras.

Com os resultados, segundo o chefe da agência local, João Carlos Rodrigues, o IBGE pretende formular e disponibilizar indicadores capazes de apresentar um cenário recente sobre os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em todos os municípios brasileiros, além de possibilitar análises das condições ambientais e suas implicações diretas com a saúde e qualidade de vida da população.