Golpe: WhatsApp Gold não existe. Fique atento!

A mensagem traz um link por meio do qual seria possível baixar essa versão premium do aplicativo

O WhatsApp ganhou, recentemente, mais um golpe. Desta vez, trata-se de um “convite” para acessar uma suposta versão “Gold” ou “Golden” do aplicativo, que só seria acessível para celebridades.

O convite garante que a versão especial do WhatsApp tem recursos exclusivos, como chamadas de vídeo, a possibilidade de enviar até 100 imagens de uma só vez e uma função para deletar mensagens mesmo depois de tê-las enviado.

A mensagem traz um link por meio do qual seria possível baixar essa versão premium do WhatsApp. No entanto, essa versão não existe. O link, na verdade, leva para um site que baixa malware – arquivos nocivos – para o smartphone da vítima. Por meio desses arquivos, hackers conseguem espiar sua navegação e roubar seus dados.

Segundo o jornal Metro, por enquanto, o golpe só foi encontrado em dispositivos Android.

Caso você já tenha clicado no link, é possível remover os arquivos nocivos do aparelho. Para isso, é necessário desligar o dispositivo e reiniciá-lo em modo de segurança. Depois, utilize o gerenciador de dispositivos para encontrar o aplicativo nocivo e removê-lo. O meio mais fácil de identificá-lo é pela data de instalação (que será a mesma data em que você clicou no link). Após remover o malware, reinicie o dispositivo normalmente para verificar se o procedimento deu certo.