Geração de empregos cai na microrregião, mas ainda é positivo

Lucélia foi à cidade responsável pela diminuição nos postos de trabalho na microrregião

Comparando com resultado de janeiro, quando os 14 municípios da microrregião de Adamantina registraram saldo de 338 vagas de trabalho, a geração de emprego caiu 45,2% em fevereiro. Mesmo com declínio, o resultado ainda é positivo com 185 novas oportunidades.

Lucélia foi à cidade responsável pela diminuição nos postos de trabalho na microrregião. Somente no mês passado, o município fechou 231 vagas, principalmente no comércio.

O resultado pode ser explicado devido à crise econômica que atravessa o país, que atinge a maioria dos comerciantes neste início de ano, o que ocasiona em demissões.

Já Adamantina, Osvaldo Cruz, Flórida Paulista e Salmourão foram os municípios que mais contrataram, com destaque para o setor agrícola.

Adamantina

A agropecuária, além da administração pública, foi o setor que mais contratou em fevereiro, responsável pelo crescimento na geração de empregos em Adamantina. Juntas, as duas áreas são responsáveis por 216 das 260 contratações no mês passado.

A situação é diferente de janeiro, quando Adamantina registrou saldo negativo de 37 vagas de trabalho. Segundo os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho, o município realizou 512 admissões e demitiu 252 em fevereiro, resultando em saldo de 223 empregos no ano.

Já o acumulado dos últimos 12 meses é ainda melhor. São 405 novas oportunidades abertas desde março do ano passado.

Nacional

O mês passado também foi bom para economia brasileira, quando voltou a gerar empregos com carteira assinada. Em fevereiro, as contratações superaram as demissões em 35.612 vagas. Foi a primeira vez em 22 meses que o país registrou abertura de postos de trabalho.

O resultado foi comemorado pelo governo. O presidente Michel Temer disse que os dados do emprego são “boas novas” e um sinal da retomada do crescimento da economia brasileira. Segundo o presidente, esses sinais são “a cada dia, mais claros.”

“Na verdade, um começo. Mas isso [criação de vagas] é depois de 22 meses de números negativos. É praticamente a primeira vez que temos um número positivo no tocante à abertura de empregos”, disse Temer.

Geração de empregos na microrregião

Adamantina – 260
Flora Rica – -2
Flórida Paulista – 40
Irapuru – 0
Lucélia – -231
Mariápolis – 1
Osvaldo Cruz – 53
Pacaembu – 9
Parapuã – 7
Pracinha – -1
Rinópolis – 11
Sagres – 5
Salmourão – 33

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here