Empresários locais Regiane e Marçal Romão falam sobre o setor das franquias aos estudantes da Fatec Adamantina (Foto: Divulgação | Fatec Adamantina)

O empreendedorismo nunca foi tão abordado quanto nos últimos tempos. Seja pelas facilidades de abrir um novo negócio, pela realização de um sonho ou simplesmente pela necessidade financeira. O fato é que cada vez mais as pessoas estão buscando criar seus próprios negócios.

No entanto, o que muitos não sabem é que para empreender com sucesso não basta apenas uma boa ideia. É preciso se preparar buscando pela qualificação profissional que dará embasamento para tirar uma ideia do papel e colocá-la em prática.

Este é o objetivo do curso de Gestão Comercial, área que atua com foco nas transações comerciais em empresas de qualquer setor. “O curso é voltado, principalmente, para a formação de profissionais altamente qualificados com visão empreendedora, com capacidade de gerir grandes empresas, mas principalmente pequenas e médias, que são responsáveis por 60% das contratações no país”, destaca a coordenadora do curso, Eliane Vendramini de Oliveira.

Coordenadora do curso de Gestão Comercial Eliane Vendramini de Oliveira (Foto: João Vinícius | Grupo IMPACTO)

Aliado ao aprendizado de sala de aula, visando aprimorar conteúdo repassado aos estudantes, a Fatec Adamantina (Faculdade de Tecnologia) promove cursos e eventos com objetivo de agregar conhecimento e ajudar empreendedores na efetivação ou crescimento do seu negócio.

“Estas atividades já me auxiliam no dia a dia. Trabalho com balconista, atendimento ao público. E o curso me auxilia em como conversar, interagir e manter os clientes. Estou utilizando em meu emprego os ensinamentos da Fatec, que por sinal é uma ótima faculdade pública e com bons professores”, destaca a aluna de Osvaldo Cruz, Ravena de Almeida Oliveira.

Exemplo destas atividades foi o 1º Encontro de Gestão Comercial, realizado em 25 e 30 de outubro. No primeiro dia, o presidente do Sincomercio Nova Alta Paulista (Sindicato do Comércio Varejista), Sérgio Vanderlei, proferiu palestra aos alunos, intitulada ‘O comércio e suas representações’.

“A grande maioria das pessoas não tem a dimensão do que representa o comércio varejista para a economia da sua própria cidade. No caso de Adamantina é o grande gerador de emprego com carteira assinada e a maior fonte de impostos. E é gratificante quando percebemos que as pessoas entendem a importância do comércio, seus representantes, a força da Fecomercio e do Sistema S. Espero ter contribuído para com o conhecimento dos alunos da Fatec, que amanhã, serão grandes profissionais defensores deste setor importantíssimos para a economia do país”, diz o presidente do Sincomercio local.

E no segundo dia o encontro debateu o universo das franquias e suas oportunidades com os empresários locais, Regiane e Marçal Romão.

Outro projeto é a Escola de Inovadores, desenvolvido em parceria com a Agência Inova, do Centro Paula Souza, e da Etec (Escola Técnica) Profº. Eudécio Luiz Vicente. Todo sábado um especialista de determinada área, como planejamento financeiro, fluxo de caixa e ponto de equilíbrio, repassa seu conhecimento aos alunos e empreendedores e, em seguida, é realizada atividade prática, em que os estudantes auxiliam estes empresários na ampliação dos negócios.

“A Escola de Inovadores, além de agregar conteúdo, propicia conhecimento prático, já que os estudantes se tornam consultores dos empreendedores que participam do projeto. E este é nosso objetivo, alinhar o teórico com a prática”, enfatiza Eliane.

Vestibular

Para quem se interessou pelo curso de Gestão Comercial, a Fatec Adamantina está com inscrições abertas para Vestibular 2019. O prazo para inscrição segue até às 15h, do dia 13 de novembro. São 35 vagas para o curso de Gestão Comercial – período noturno.

Para participar, é preciso ter concluído o ensino médio até a data de início das aulas. Após preencher a ficha, o candidato deve pagar uma taxa de R$ 70 em qualquer agência bancária. O Manual do Candidato está disponível para download (www.vestibularfatec.com.br).

As inscrições podem ser feitas pelo site da Fatec (www.vestibularfatec.com.br) até o dia e 13 de novembro.