Família luta por cirurgia para menina de 9 anos com tumor no cérebro

Cantores e população se mobilizam em ‘Almoço Solidário’ para angariar recursos para cirurgia

A família da garota Yasmin Santiago Barros, de 9 anos, pede ajuda para conseguir uma cirurgia para a menina, que mora em Inúbia Paulista. Ela foi diagnosticada com um tumor agressivo no cérebro e, segundo o pai, Anderson Santiago da Silva, precisa ser operada com urgência.

O drama da família de Yasmin começou há pouco mais de 1 ano, quando os médicos identificaram um tumor na zona supra selar do cérebro, região frontal.

Com nome complicado, o Craniofaringioma é um tipo de tumor craniano considerado benigno. Porém, ele está crescendo rapidamente e já compromete a visão da menina. “O tumor está com 3,8 cm. E, nesta terça-feira (21), exame óptico identificou que minha filha está com 95% da vista direita comprometida. Ou seja, o laudo determinou estado de cegueira”, disse o pai. “O tumor está pressionando o nervo óptico, por isso compromete a visão”, completa.

A situação piora devido às dificuldades de se conseguir atendimento pelo sistema público de saúde, o SUS. “Foi realizado exames a pedido do médico, mas não conseguimos se quer marcar consulta pelo SUS para verificar os resultados. Tivemos que pagar atendimento particular, com o mesmo médico que realiza o atendimento, para termos um posicionamento. Ele foi categórico: precisa ser realizado cirurgia urgente, pois o tumor está comprometendo a visão e o crescimento da Yasmin”, explica.

Com valor da cirurgia particular estimada em mais de R$ 50 mil, a família pede ajuda da comunidade em busca de uma solução para o caso da criança. “Apesar de não estar enxergando do lado direito, o médico afirmou que o caso é reversivo. Se fizermos a cirurgia com urgência e se correr tudo bem, se Deus quiser vai correr, a vista recupera”, disse o pai.

Almoço Solidário

O drama da pequena Yasmin vem formando uma rede de solidariedade em Inúbia Paulista e região. No próximo dia 17 de dezembro, cantores e comunidade se mobilizam em ‘Almoço Solidário’, que terá 100% da renda revertida para cirurgia da menina.

A iniciativa é de Edgar Pereira, da EPShow, que buscou artistas para realizar a ação beneficente. Participarão Bruno Nassy & Thiago, Marco Túlio & Adriano, João Lucas & Donizett, Mauro & Maicon, Henrique Salles & Martins, Estilo Atrevido, Vitor & Garcez, Kel Bertin & Augusto e DJ Polga.

“Não tenho como agradecer toda a ajuda. Só Deus pode retribuir o bem que estão fazendo”, agradece o pai.

O ‘Almoço Solidário’ acontecerá no dia 17 de dezembro, às 12h30, no Salão Social Urbano de Inúbia Paulista.