Educador físico Raphael Zatin, da academia Iron Gym

A população está envelhecendo. E, este processo traz uma mudança significativa nos hábitos de vida da terceira idade, que está mais ativa e buscando novas atividades, como a musculação para idosos.

A musculação é uma das práticas de treinamento mais importante para a saúde, desenvolvimento corporal e até prevenção de doenças. Na terceira idade, os benefícios se multiplicam, como a melhora na força e flexibilidade, redução da gordura corporal e a dor articular, além de melhorar a autoestima.

Para o IMPACTO, o educador físico Raphael Zatin, da academia Iron Gym, listou sete benefícios da musculação para um envelhecimento saudável. Confira:

  1. Melhora a força e a flexibilidade

“Isto é importante para manter o idoso seguro em suas atividades diárias, tornando-o menos vulnerável a quedas, uma das maiores preocupações das pessoas na terceira idade e que, muitas vezes, levam o idoso a não sair de casa, resultando em seu isolamento”, destaca o profissional.

  1. Aumenta a densidade óssea

A musculação para idosos pode ajudar também a proteger o corpo contra a osteoporose, uma doença na qual os ossos se tornam frágeis e mais suscetíveis às fraturas.

  1. Reduz a gordura corporal

Outro benefício da musculação, aliada a uma dieta saudável, é para a manutenção do peso. “Este tipo de exercício, diferente de modalidades aeróbicas, é de baixo impacto, e isso reduz as chances das lesões e das fraturas”, enfatiza Zatin.

  1. Reduz a dor articular

Pesquisas demonstram ainda que a musculação na terceira idade pode contribuir para a redução de dores das articulações, como coluna, ombros e joelhos.

  1. Melhora a postura corporal

Ao treinar, o idoso pode perceber uma melhora na postura, já que com o avanço da idade, o sistema muscular esquelético vai perdendo a sua tonicidade.

  1. Reduz os sintomas de doenças crônicas

A musculação na terceira idade pode ajudar também a reduzir os sintomas de depressão, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e distúrbios do sono. “Isso porque aumenta os níveis de serotonina do corpo e melhora a frequência cardíaca e a pressão arterial”, explica o educador físico.

  1. Melhora a autoestima

A musculação melhora ainda a força e físico, contribuindo para que o idoso tenha mais confiança no seu dia a dia, o que influencia em uma melhor qualidade de vida e em uma melhora em sua autoestima.

Serviço

A academia Iron Gym tem um treinamento específico para terceira idade, desenvolvido pelos educadores físicos Rafael Zatin e Adam Smith. Informações no: (18) 3522-8178 e no WhatsApp: (18) 9.9720-8178.