O estágio é uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, oportunidade de vivenciar na prática conteúdos acadêmicos, propiciando desta forma a aquisição de conhecimentos e atitudes relacionadas com a profissão escolhida.

Um Projeto de Lei, de 3 de dezembro, possibilita a ampliação dos estágios aos estudantes da Fatec (Faculdade de Tecnologia) e da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), ambas com campus em Adamantina, que a partir da aprovação da proposta, na segunda-feira (10), poderão estagiar na Prefeitura.

Antes restrito aos discentes da UniFAI (Centro Universitário de Adamantina), os estágios remunerados em setores do poder público municipal poderão ser exercidos por estudantes de qualquer instituição de ensino superior, pública e privada.

O Projeto de Lei é embasado em indicação do vereador Acácio Rocha (DEM). “Até então o cenário das oportunidades de estágio remunerado para estudantes de ensino superior considerava apenas os alunos da UniFAI, que por muitos anos foi a única instituição instalada na cidade. Hoje temos um cenário diferente. A chegada de outras instituições de ensino exigiu esse redesenho. Com isso, e sobretudo com a nova lei, outras instituições de ensino superior somam-se à UniFAI, ampliando aos seus alunos as oportunidades de estágio remunerado junto à administração municipal”, pontua.

As contratações de estagiários continuarão ocorrendo via processo seletivo e dentro do que normatiza a Lei Federal Nº 11.788/2008, que regula a atividade de estágio junto a organizações públicas e privadas que oferecem essas oportunidades.

“A medida universaliza a possibilidade do acesso de estudantes de graduação nas oportunidades de estágio oferecidas pelo poder público municipal, respeitando as vagas disponíveis dentro das respectivas áreas/cursos, ampliando oportunidades de enriquecimento profissional aos estudantes, bem como de pluralidade de experiências e contribuições pela atuação dos mesmos junto à administração pública”, ressalta o vereador.