Participantes do curso de Anatomia do último final de semana (Foto: Priscila Caldeira | Da UniFAI)

Constituída desde abril de 2017 e com retomada das atividades no primeiro semestre deste ano, após período de eleição da chapa e regularização cartorial, a Inova Empresa Júnior do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) realizou de sexta-feira a domingo, dias 24 a 26, o curso de Anatomia Topográfica. O evento contou com mais de 70 participantes.

Ministrado pelos professores da Universidade de São Paulo (USP) Prof. Dr. Alfredo Luiz Jacomo e Prof. Dr. Flávio Carneiro Hojaij, o curso ofertará diploma emitido pela USP.

O objetivo da Inova FAI é promover o desenvolvimento sustentável regional, prestando serviços nas áreas de educação, realização de congressos, workshops, formaturas e cursos, e ser um laboratório prático aos alunos a fim de prepará-los para o mercado de trabalho.

A Empresa Júnior é formada por sete membros. Na presidência está Leonardo Ayres Neiva (Medicina); Na Diretoria Jurídica, Henricow Queçada Pereira (Direito); Diretoria Administrativa: Abigail Fernanda Jordani (Administração); Diretoria Financeira: Caio Winch Janeiro (Medicina); Diretoria de RH: Gabriel Donizete Gomes Mackert (Administração); Diretoria de Projetos: Matheus Vinicius Almeida Alves (Engenharia Civil); e Diretoria de Marketing: Vitor Miguel Rodrigues Pereira (Publicidade e Propaganda).

“O curso de anatomia possibilitou aos alunos aprendizado com profissionais renomados e materiais novos, que facilitam a visualização das seções corporais. Os alunos se disseram satisfeitos e já pediram o segundo módulo contendo o restante do conteúdo de anatomia”, avaliou o presidente da Empresa Júnior, Leonardo Neiva.

 

De acordo com Leonardo, a arrecadação bruta foi de R$ 20 mil. Já a líquida de R$ 8 mil para o caixa da Empresa. “Esse dinheiro vai ser aplicado no ensino dos alunos da instituição”, ressalta.

Presente na abertura do evento, o reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva, elogiou a atuação dos membros da Inova FAI: “A Empresa Júnior está de parabéns. Este foi um dos primeiros projetos dentre vários que a empresa fará. Cumprimento o presidente Leonardo Neiva e os demais membros, bem como o Centro Acadêmico do curso de Medicina da UniFAI pela iniciativa”.

A programação de sexta-feira, 24, ocorreu no anfiteatro “Fernando Paloni” da biblioteca municipal. Já nos dias 25 e 26, o curso foi ministrado no Câmpus II.

Sobre a Empresa Júnior

Agregadora de todos os cursos de graduação, a Empresa Júnior conta com engajamento do corpo docente nos projetos. Os diagnósticos empresariais serão realizados junto às micro e pequenas empresas vinculadas ao Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Adamantina e Região de Adamantina (Sincomércio), propiciando a melhoria do desempenho dessas organizações.

Com mandato de três anos, Leonardo Neiva conta que sempre teve vontade de empreender. “Depois que saí do Diretório Central dos Estudantes (DCE), vi que a FAI precisava de uma liderança mais forte e colocasse essa empresa ‘para andar’. Se eu juntasse uma equipe focada, poderia levantar a empresa junto a eles. Os diretores têm participação ativa e todos têm voz. Sou altamente democrático”, relata.

O estudante do curso de Publicidade e Propaganda da UniFAI, Vitor Miguel Rodrigues Pereira, foi convidado por um dos membros a integrar a equipe: “O que mais me despertou foi o principal fundamento da Empresa Jr, que é o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação, além aproximar o mercado de trabalho com os próprios universitários, ou seja, tudo isso é um grande aprendizado para mim, pois estou me preparando para o mercado de trabalho futuramente”.

O logotipo de um cubo criado por Vitor objetivou potencializar a disseminação de conteúdos e conhecimento, “permitindo que cada objeto chegue à pessoa certa sem esforço e traga métricas visuais de como os membros do time estão lidando com o aprendizado”.

Reitor junto aos palestrantes do curso e docentes da UniFAI (Foto: Priscila Caldeira | Da UniFAI)