Professor Paulista acende pira olímpica dos Jogos Regionais do Idoso (Foto: João Vinícius | Grupo IMPACTO)

Pela segunda vez, Adamantina recebe uma edição dos Jogos Regionais do Idoso. A competição, que reúne 2.548 pessoas, entre atletas, comissões técnicas, equipes de apoio e arbitragem, teve sua abertura oficial na tarde desta quarta-feira (7), no ginásio de esportes Paulo Camargo.

A cerimônia contou com a presença da primeira-dama do Estado, Lu Alckmin, que também é presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Compuseram ainda a mesa oficial do evento o prefeito Márcio Cardim, a vice-prefeita Ana Maria Romanini Micheloni, a primeira-dama Marisa Cardim, a presidente do Fundo Social do município Teresinha Fredi, o coordenador estadual da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude Wilson Alves Filho e o deputado estadual Sebastião Santos.

Após os desfiles das delegações, em seu discurso, Lu Alckmin destacou a felicidade em participar da abertura da 22ª edição do JORI. “É uma alegria imensa, é o evento que mais gosto de estar presente, nunca faltei a nenhum JORI, porque acho que as pessoas já deram sua contribuição à sociedade e agora merecem todo nosso carinho, todo nosso respeito e apoio. E sempre falo, sou grata às primeiras-damas, às presidentes dos Fundos Sociais e suas equipes, que junto aos prefeitos, pois tem que haver o apoio do prefeito, chamam essas pessoas para saírem de casa, fazer amizades, atividades físicas e esportivas, o que faz bem para mente e para o corpo”, destacou.

Logo após a primeira-dama do Estado decretar aberta a competição, os atletas adamantinenses Maria do Carmo de Paiva Zapparoli (Carminha) e José Pereira de Souza Filho (Professor Paulista) conduziram a tocha e acenderam a pira com a chama olímpica, momento de muita emoção que marcou o início da segunda edição dos Jogos Regionais do Idoso em Adamantina.

Em seguida, os atletas fizeram o juramento olímpico, conduzido por Ginez Carmona Ruiz. “Fica o meu carinho, a minha admiração por eles, por estarem aqui. Só por estar aqui já são vitoriosos, estarem aqui dispostos, com vontade e alegria. Por essa razão, independentes se irão ganhar ou não, eles receberam medalha. Peço a Deus que esteja presente em suas vidas e de suas famílias”, enfatizou Lu Alckmin.

Os Jogos

Todos com idade acima dos 60 anos, os atletas representam 61 cidades da 7ª região esportiva da Selj (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo), responsável pelo evento ao lado da cidade-sede. Os competidores disputarão medalhas em 14 modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, dança de salão, damas, xadrez, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco e vôlei adaptado. Algumas modalidades são divididas nas categorias masculina e feminina, por faixa etária e também em A e B.