Isabela Mangerino Sicchieri foi aprovada no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UEL (Foto: Priscila Caldeira | Da UniFAI)

Uma egressa do curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) obteve aprovação no mestrado da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Isabela Mangerino Sicchieri ingressou no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.

Desde o início do curso Isabela demonstrava interesse pela área acadêmica: “Já dei algumas aulas particulares e tenho prazer em ensinar. Participei de vários eventos e projetos de pesquisa ajudando professores durante o período do curso e sempre fui incentivada por eles em seguir carreira. O interesse começou quando fui num curso de verão da UniFAI ministrado pelo Prof. Dr. Eder Giglioti, em 2014, quando me identifiquei pela linha de pesquisa que ele atuava e, então, demos início aos projetos”.

A ex-aluna da UniFAI aponta que os professores da instituição favoreceram o interesse dos alunos por novas descobertas na área estudada. “Em todo o decorrer do curso, eles sempre se mostraram abertos e disponíveis para auxiliar e inspirar projetos de pesquisa voltados principalmente para os déficits da região, a fim de encontrarmos facilidade na realização do proposto”, afirma.

Isabela cita a contribuição do Centro Universitário também por meio da oferta do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), no qual foi colaboradora voluntária por dois anos.

“A UniFAI além de possuir docentes comprometidos ainda conta com uma estrutura perfeitamente capaz de atender as expectativas para realização dos projetos, com laboratórios equipados e profissionais responsáveis para manejo de reagentes”, ressalta.

Ela enumera que os congressos, palestras, visitas técnicas, cursos e treinamentos oferecidos pela instituição foram de grande valia na aprovação, bem como a experiência na área adquirida por meio de estágios, planejamento de eventos acadêmicos e até mesmo auxílio em projetos.

Quanto às expectativas na pesquisa, Isabela busca dar sequência aos estudos da área de saneamento iniciados na graduação. “Gosto de ensinar e de realizar pesquisas relevantes, visando um futuro melhor. Agradeço aos professores doutores Alexandre Teixeira, Denilson Burkert, José Aparecido dos Santos e Vagner Amado Belo de Oliveira pela colaboração e orientação em todos os projetos desenvolvidos durante a graduação”, finaliza.