Aconteceu na terça-feira (3), a degustação orientada da Vinícola Pizzato, no Deck Bar da Cocipa, em Adamantina. Na ocasião esteve presente a representante comercial da Vinícola, Jane Pizzato.

O evento foi promovido pela adega da Cocipa (www.cocipa.com) em parceria com nosso blog ‘O Santo Vinho’ (facebook.com/blogsantovinho) e dele participaram cerca de 30 convidados.

A degustação começou pelos estudantes, sendo primeiramente apresentado o ESPUMANTE FAUSTO BRUT BRANCO, produzido com 95% de uvas chardonnay e 5% de pinot noir, pelo método tradicional, de cor amarelo clara com reflexos esverdeados, perlage fina, aromas de frutas cítricas e fermento, indicado para acompanhar peixes, frutos do mar e entradas.

Em seguida foi servido o ESPUMANTE FAUSTO BRUT ROSE, produzido com as uvas pinot noir, chardonnay e merlot.  Na taça apresentou perlage fina e abundante, com espessa espuma na borda da taça, sinal de sua qualidade. Aromas de frutas vermelhas como morango, é um vinho seco, com boa acidez, ideal para acompanhar comida japonesa, carpachos, carnes brancas e até mesmo feijoada.

Dos brancos produzidos pela Vinícola, foi apresentado o LEGNO, CHARDONNAY, 2016, um vinho barricado, ideal para acompanhar pratos mais estruturados, como bacalhau ao forno, queijos curados mariscos e pescados.  Em ocasiões anteriores já falei dele aqui na coluna.

A seguir começou o serviço dos tintos, iniciando-se com o FAUSTO, MERLOT, safra 2015, um vinho feIto para ser tomado jovem. Apresenta cor vermelho rubi com halos róseos, aromas de frutas vermelhas, taninos domados e aveludados, com corpo médio e bem equilibrado, ideal para harmonizar com aves como peru, carnes vermelhas grelhadas, suínos, risotos de cogumelos, etc. Mostrou-se um vinho vibrante e fresco.

O outro tinto da noite foi o PIZZATO, RESERVA, MERLOT, D.O.V.V., safra 2013, um vinho com mais estrutura, pois estagia em barris de carvalho francês.  De cor vermelho-rubi intenso, com aromas frutados e notas tostadas. De corpo médio para encorpado, indicado para harmonizar com churrasco, cordeiro,  massas com molho vermelho, etc.

O próximo vinho foi o PIZZATO, TANNAT, RESERVA, 2012, de cor vermelho-rubi intenso, com boa estrutura, revelando bem as características próprias dessa casta, que produz vinhos potentes e tânicos. Faz boa harmonização com churrasco de carnes gordurosas, como a costela, cabrito e feijoada.

Para fechar a noite foi servido o FAUSTO, VERVE, GRAN RESERVA, 2012, um blend de uvas cabernet sauvignon, merlot e tannat. Ideal para acompanhar pratos mais estruturados, como carnes vermelhas, o vinho apresenta cor rubi intensa, aromas de frutas vermelhas, com notas terrosAs, de chocolate, café e couro. Encorpado, com ótima persistência, taninos redondos e retrogosto persistente.

A vinícola

Fundada em 1999, a vinícola é dirigida até hoje pelos membros da família, destacando-se por possuir vinhedos próprios e produzir vinhos com personalidade e estilo. Na degustação ficou patente o amor de Jane Pizzato e de sua família pelos vinhos que produzem, o que fica  expresso no lema que escolheram para a empresa: “Plantamos, colhemos e produzimos estrelas”.

Todos os vinhos da Vinícola podem ser encontrados na adega da Cocipa.