Cursos de Administração, Educação Física, História e Pedagogia da UniFAI recebem estrelas do Guia do Estudante

O Guia do Estudante é referência para os vestibulandos no momento da escolha profissional. A publicação passa a circular nas bancas a partir desta segunda-feira (16)

Coordenadores dos cursos de História, Pedagogia, Educação Física e Administração da UniFAI comemoram a avaliação do GE; da esquerda para a direita: Marcos Martinelli, Siomara Augusta Ladeia Marinho, Gabriela Gallucci Toloi Cardoso e Igor Terraz Pinto (Foto: Priscila Caldeira | UniFAI)

Quatro cursos da UniFAI (Centro Universitário de Adamantina) foram estrelados na avaliação de cursos superiores realizada pelo GE (Guia do Estudante) da Editora Abril. Os bacharelados em Administração e Educação Física, e as licenciaturas em História e Pedagogia obtiveram a classificação.

O Guia do Estudante é uma referência para os vestibulandos no momento da escolha profissional. A publicação ‘GE Profissões Vestibular 2.018’ passa a circular nas bancas a partir desta segunda-feira (16).

Para a 26ª edição, a avaliação realizada em 2.016 qualificou 13,4 mil graduações e selecionou 6,9 mil melhores cursos. “Dos 13.451 cursos avaliados, 6.895 receberam estrelas”, aponta a publicação do GE.

Pela primeira vez o bacharelado em Educação Física da UniFAI aparece entre os melhores cursos. A coordenadora, Gabriela Gallucci Toloi Cardoso, atribui a pontuação ao envolvimento dos alunos junto ao curso – por mostrar a capacidade dos graduandos –, a reestruturação no formato dos estágios do bacharelado junto ao Câmpus III e a contratação de novos professores, com titulações significativas em determinadas áreas.

“Tivemos um retorno positivo junto a essas mudanças, como a obrigatoriedade de estágios dentro do Câmpus III. A abertura da reitoria possibilitou que os nossos professores criassem projetos de extensão em suas áreas específicas para os alunos estagiarem e para o aproveitamento da comunidade em geral”, avalia Gabriela.

Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, Siomara Augusta Ladeia Marinho, o recebimento do selo estrelado reforça o compromisso com a qualidade e a qualificação profissional dos acadêmicos. “Ser destaque entre as melhores universidades do país pelo Guia do Estudante é um privilégio, o que coloca também a instituição em evidência no cenário das universidades e faculdades brasileiras”, afirma Siomara.

“Aproveito para agradecer o empenho de todos os envolvidos com o curso – direção, docentes, discentes e colaboradores, isso só confirma o nosso nível de qualidade de ensino. Vamos continuar nesse caminho para que sejamos cada vez mais reconhecidos, pois tal procura reflete um trabalho muito sério, dedicado e que tem obtido reconhecimento em várias instâncias”, ressalta a coordenadora de Pedagogia.

O coordenador da licenciatura em História da UniFAI, Marcos Martinelli, aponta a titulação do corpo docente, a infraestrutura do curso e atividades extraclasses – ciclos de palestras, sarais e seminários – como fundamentais para a obtenção da avaliação. “O curso de História tem se saído bem nas últimas edições do Enade [Exame Nacional de Desempenho de Estudantes]. Possui em torno de 30 bolsistas do PIBID [Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência]. Alguns egressos do curso têm entrado em programas de mestrado em universidades públicas de renome, como UNESP e UEL”, diz.

O bacharelado em Administração, cuja coordenação é do professor Igor Terraz Pinto, obteve destaque na avaliação devido à qualificação do corpo docente e seu comprometimento com o processo de ensino aprendizagem, e as instalações físicas. “O fato do curso de Administração da UNIFAI ter sido pontuado é a confirmação de que estamos no caminho certo, especialmente quando se sabe que a referida avaliação pauta-se também em pesquisa de opinião, sendo que seus resultados refletem, sobretudo, a imagem que o curso tem perante a comunidade acadêmica”, pontua.

Funcionamento da avaliação

O selo de Qualidade do Guia do Estudante é concedido mediante uma pesquisa de opinião realizada com professores e coordenadores de 2.060 instituições de Ensino Superior para atribuir os conceitos às graduações. Em 2016, foram levantados 30.100 cursos.

Porém, para participar da avaliação, o curso precisa cumprir pré-requisitos: ter titulação de bacharelado (com exceção de Pedagogia, em que são avaliadas as licenciaturas; e Educação Física, em que são consideradas prioritariamente as licenciaturas); a data de conclusão da primeira turma deve ser igual ou inferior a 2014; ser presencial; ter turmas em andamento e ser oferecido no processo seletivo seguinte à avaliação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here