As palestras, gratuitas e abertas ao público, acontecem a partir das 19h30, no Auditório Miguel Reale, no Câmpus II (Foto: Daniel Torres | Da UniFAI)

O curso de Direito do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), em parceira com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) Seccional de Adamantina, abriu nesta segunda-feira, 6, a 23ª Semana Jurídica da Instituição.

O evento, que segue até a sexta-feira, 10, se dá com o apoio do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (Comarca de Adamantina), Ministério Público de São Paulo, Polícia Civil e Prefeitura de Adamantina e discutirá temas atuais, como corrupção, crime organizado, ética, entre outros.

A abertura da semana de debates foi com o jurista e criador do movimento #QueroUmBrasilÉtico e fundador do Instituto LFG, Luiz Flávio Gomes.

“É fundamental entender como funciona a engrenagem da corrupção no Brasil. Entendendo isso, você logo descobre a absoluta falta de ética, onde alguns empresários compram o mandato político e o político funciona em favor dele. Falta ética”, apontou Gomes.

A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades políticas, jurídicas e policiais, além da comunidade acadêmica local e regional.

As palestras, gratuitas e abertas ao público, acontecem a partir das 19h30, no Auditório Miguel Reale, no Câmpus II da UniFAI.

(Foto: Daniel Torres | Da UniFAI)

Programação

Na noite desta terça-feira, 7, estão previstas duas palestras. O primeiro palestrante será o promotor de Justiça Lincoln Gakiya. Especialista em segurança pública e uma das principais referências na investigação criminal de facções criminosas, ele atua como promotor do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Presidente Prudente. O assunto abordado será “A inteligência no combate ao crime organizado”.

A segunda palestra será com o secretário da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e presidente da Fundação Casa, Márcio Fernando Elias Rosa, que debaterá o tema “Corrupção como entrave ao desenvolvimento”.

Na quarta-feira, 8, é a vez do juiz de Direito Silas Silva Santos. O tema da palestra é “Tutelas de urgência”.

O juiz titular da 1ª Vara Especial da Infância e Juventude da capital, Egberto de Almeida Penido, refletirá sobre uma “Justiça Restaurativa, uma justiça libertária?”, no dia 9 de agosto.

E, fechando o ciclo de debates, na sexta-feira, 10, “A Lei 12.850/13 e a atuação da Polícia Judiciária” estarão em discussão na Semana Jurídica 2018. Os temas serão abordados pela desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), Ivana David, que atualmente integra a 4ª Câmara de Direito Criminal e a 9ª Câmara Criminal Extraordinária da corte.

(Foto: Daniel Torres | Da UniFAI)